Como montar miniqueijaria lucrativa

O consumo de queijos tem aumentado significativamente, o que torna a miniqueijaria uma ótima oportunidade de negócio

Como montar miniqueijaria lucrativa

No Brasil, mais de 30% da produção de leite é destinada a queijarias. Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul aparecem como os maiores produtores de queijo. Segundo a ABIQ - Associação Brasileira de Queijos, os brasileiros consomem, em média, 5,4 quilos de queijo por pessoa. Mas as projeções indicam um aumento de 9,6 quilos de queijo per capita até 2030. Definitivamente, montar miniqueijaria ou queijaria é um negócio lucrativo e promissor.

Investimento


O investimento em matéria-prima, materiais, equipamentos, instalações e funcionários pode alcançar o valor de R$13.000,00 (miniqueijarias). Já em queijarias com porte médio, os custos iniciais podem chegar a R$35.000,00. Na verdade, o montante a ser investido depende do porte da queijaria e da escala de produção. 1 tonelada de queijo, por exemplo, pode gerar um faturamento mensal em torno de R$10.000,00.

Principais queijos


De acordo com pesquisas da ABIQ, os queijos com maior demanda são: queijo muçarela, queijo prato e requeijão. Juntos, eles abrangem cerca de 70% da fabricação nacional de queijos, quando comparados a queijos especiais (6%) e queijos intermediários (24%). Atualmente, os queijos mais procurados pelos consumidores brasileiros são: queijo muçarela, queijo prato, queijo meia cura, queijo parmesão, queijo coalho, requeijão em barra, queijo frescal e ricota.

Estrutura


A estrutura da miniqueijaria pode apresentar uma área de 50 m². O teto deve ser constituído de material resistente ao calor e à umidade, além de ser bem vedado. As paredes devem ser revestidas com azulejo do piso ao teto (ou até a altura de 1,80 m). Já o piso deve ser antiderrapante, anticorrosivo e lavável.

A área de fabricação de queijos deve ser bem ventilada e iluminada. As janelas e portas devem ser de alumínio para facilitar a limpeza. Outra exigência são as chaminés para a saída de vapor. O espaço deve ser dividido em setor de produção, sala de cura dos queijos, área de estoque de produtos, depósito de matéria-prima e escritório.

Fornecedores


Para que a oferta e a demanda andem juntas, é importante fechar parcerias com bons fornecedores. Queijos com alto padrão de qualidade são obtidos de leite de vaca com acidez de 17% D (máximo) e 3,3% de gordura. Além disso, como os queijos são elaborados com leite cru, o processo de ordenha deve primar pela higiene e sanidade das vacas. Sem falar da adequada refrigeração do leite no transporte.

Comercialização


A comercialização de queijos pode ocorrer de diversas formas: armazéns, mercearias, delicatéssens, padarias, mercadinhos, supermercados, lojas especializadas em queijos ou feiras livres. Para lucrar mais, explore inúmeras possibilidades e prime pela qualidade dos produtos. O preço dos queijos mais comuns pode variar de R$7,50 a R$60,00. Se em um único dia forem vendidas 10 peças de parmesão a R$50,00, o faturamento chega a R$500,00.

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Leia o artigo "Você sabe como os queijos são classificados?"

Fonte: montarumnegocio.com

Andréa Oliveira 23-07-2019 Laticínios

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