Processamento caseiro de pasta de amendoim

O processamento caseiro de pasta de amendoim é fácil, simples e prático

Processamento caseiro de pasta de amendoim

A pasta de amendoim é um dos alimentos mais consumidos pelas famílias norte-americanas no café da manhã. No Brasil, os maiores consumidores de creme de amendoim são os atletas, pois o produto repõe a energia gasta nos treinos. Cerca de 30 gramas da pasta correspondem a 163 kcal, o que promove a saciedade das pessoas em dietas de emagrecimento. Sem falar das vitaminas e dos minerais benéficos ao organismo presentes no amendoim.

Embora seja um alimento rico em proteínas e gorduras benéficas, a pasta deve ser consumida com moderação. Vale lembrar o seu alto valor calórico. Por isso, é ideal para adeptos de academias. Outro cuidado é em relação ao produto industrializado, constituído de conservantes e alto teor de sódio, amplamente prejudiciais à saúde. Já o preparo da pasta em casa é a melhor opção, pois os ingredientes são escolhidos criteriosamente.

O processamento caseiro de pasta de amendoim é fácil, simples e prático. Normalmente, o ponto ideal da pasta é alcançado após 15 minutos no processador de alimentos. No liquidificador, o processo é mais longo. Uma dica importante: o amendoim vira pasta graças ao óleo contido em sua composição. Por esse motivo, é indispensável submeter o amendoim ao calor mesmo se optar pelo produto sem casca.

Escolha das proporções


Você precisará de 1 kg de amendoim cru e 2 colheres (chá) de açúcar mascavo. Ou 500 g de amendoim cru e 1 colher (chá) de açúcar mascavo. Ou 2 xícaras (chá) de amendoim torrado e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo. Nota importante: prefira amendoim sem casca nem sal, para um creme de amendoim perfeito; se assim desejar, incremente a receita com cacau em pó 100%; o resultado é incrível!

Acompanhe o processamento


Em uma forma grande, leve os amendoins para assar, em fogo médio, por 10 a 15 minutos. Assim que estiverem tostados, retire-os do forno. Recomenda-se o processamento do amendoim, ainda quente, para facilitar a extração da gordura natural do produto. Dessa forma, quando moer o amendoim, será mais fácil alcançar o ponto de pasta. Normalmente, isso ocorre em 15 minutos. Nos 2 minutos finais, adicione o açúcar até formar um creme homogêneo.

Coloque o creme de amendoim em recipiente esterilizado e hermeticamente fechado. Na geladeira, o produto dura cerca de 90 dias. A pasta acompanha muito bem torradas, pão integral, frutas, ou ainda pode ser consumida pura. Aproveite a oportunidade para vender a pasta de amendoim por encomenda. Dessa forma, você pode aumentar a renda familiar com um produto caseiro de qualidade e saudável.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Produção de Amendoim de Qualidade.

Leia o artigo "Receitas de finger food com amendoim e milho para Festas Juninas."

Fontes: uol.com.br; plantte.com; receitanatureba.com

Andréa Oliveira 16-08-2019 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.