4 passos para desidratar bananas

A banana desidratada é uma fruta seca, com ótima demanda no mercado, além de ser uma excelente fonte de energia para atletas

4 passos para desidratar bananas

“As frutas desidratadas têm alcançado destaque no mercado, pois apresentam maior durabilidade, sem perderem o sabor e o aroma característicos”, ressalta Pedro Luís Santos Meloni, professor do Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas. Um bom exemplo é a banana desidratada, excelente fonte de energia, perfeita para quem pratica atividades físicas. Entretanto, embora o processo de desidratação da banana seja simples, ele requer alguns cuidados essenciais para um produto final de qualidade.

Qual a variedade banana mais adequada?


As variedades de banana ouro e banana prata podem passar perfeitamente pelo processo de desidratação. Entretanto, a variedade, que apresenta melhores resultados, após a secagem, é a banana nanica. Para obter um produto de qualidade, é importante escolher bananas menores, com ponto de maturação ideal. No caso da nanica, ela está madura quando surgem manchas pardas em toda a extensão da fruta.

Passo a passo da desidratação

Passo 1: Lavagem


O primeiro passo para a desidratação de banana é a lavagem. O processo envolve três fases, sendo a primeira a submersão das frutas, por meia hora, em solução de cloro, na proporção 50 mg/L de água. Em seguida, elas são mergulhadas, por mais dez minutos, em solução de cloro, em menor proporção (20 mg/L de água). Por fim, as frutas são lavadas, em água corrente, para a retirada do cloro.

Passo 2: Descascamento


O próximo passo é o descascamento manual das bananas, bem como o descarte das partes escuras e deterioradas. É indispensável que o processo seja realizado com faca de aço inox para não oxidar as bananas. Outra dica fundamental é proceder a toda operação cuidadosamente para evitar que as frutas se partam. Conforme as bananas são descascadas, elas são colocadas, em uma bacia, para seguirem para a etapa seguinte.

Passo 3: Remoção do mesocarpo


Nessa etapa, o mesocarpo, ou seja, a película que envolve a banana, é removido para que a banana desidratada tenha um aspecto atrativo aos olhos do consumidor. Caso contrário, a fruta desidratada ganha um aspecto esbranquiçado. Para a eliminação do mesocarpo das bananas, elas devem ser mergulhadas, por cinco minutos, em água a 75°C. Em seguida, as frutas devem ser lavadas em água com temperatura normal.

Passo 4: Secagem


Na etapa final, as bananas são dispostas, no desidratador, em bandejas giratórias, sob temperatura de 65°C. Giros de 180° devem ocorrer, a cada quatro horas (ou mais), para se obter um nível de umidade ideal. O tempo de secagem das bananas pode chegar a 18 horas (ou mais) - depende do tipo de equipamento utilizado. Após a desidratação, é fundamental fazer com que as frutas voltem à temperatura ambiente. Isso é possível com o uso de ventiladores.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Como preparar frutas cristalizadas em casa."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 06-11-2019 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde Principais Pragas e Doenças do Mamoeiro

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.