Como preparar frutas cristalizadas em casa

Como preparar frutas cristalizadas em casa. Após a cristalização, elas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar - ambas igualmente deliciosas.

As frutas cristalizadas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar

Como preparar frutas cristalizadas em casa

Para que sejam cristalizadas, as frutas são encharcadas com calda grossa de açúcar ou melado - posteriormente, elas secam.  Dessa forma, elas são conservadas por muito mais tempo. Após a cristalização, elas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar. Consumidas puras ou em bolos, sorvetes, coalhadas, tortas e saladas, as frutas cristalizadas apresentam boa demanda no mercado.  Portanto, podem ser um excelente meio de aumentar a renda familiar.

Entretanto, para preparar frutas cristalizadas em casa, alguns cuidados são essenciais para que se obtenha um produto final de qualidade. Desde a seleção e higienização das frutas, até a limpeza do local e dos utensílios, tudo deve estar impecável para evitar qualquer foco de contaminação. Dessa forma, você irá garantir aos clientes frutas com alto padrão, produzidas de forma artesanal, com durabilidade de até 30 dias.

Segundo Maria da Graça Lima Bragança, professora do Curso a Distância CPT Como Produzir Frutas Cristalizadas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, as frutas cristalizadas sofrem um processo, no qual é substituída parte da água de sua constituição por açúcar, por meio de tecnologia adequada, até o ponto de impedir sua deterioração.

Dicas para o preparo das frutas cristalizadas:

Prefira as frutas não muito maduras. Elas podem ser descascadas e cortadas (ou não). Em geral, elas devem ser fervidas por 15 a 20 minutos em calda média. O processo deve ser repetido por três dias seguidos, com acréscimo de 1 xícara de açúcar a cada dia. A quarta fervura deve ser realizada em calda grossa, até que as frutas fiquem transparentes e brilhantes. Em seguida, elas devem ser retiradas da calda e escorridas em uma peneira. Assim que escorrerem bem, elas podem ser envolvidas com açúcar cristal (ou não).

Passos para o preparo de abacaxi cristalizado:

->6 abacaxis;->2 quilos de açúcar cristal;->2 litros de água;->2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;->cravo e canela a gosto.

Adicione o bicarbonato de sódio na água. Misture bem e acrescente as fatias de abacaxi descascadas. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, retire as fatias e escorra bem. Em outra panela, junte açúcar, cravo, canela, um pouco de água e as fatias de abacaxi anteriormente fervidas. Ferva por 15 minutos. Retire do fogo e deixe descansar até o dia seguinte. Repita o processo por mais três vezes. Escorra a calda e passe açúcar como preferir.

Fontes: ABC da Agricultura Familiar e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 03-11-2016 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.