Breve guia para cultivar mamona

O cultivo de mamona é viável em muitas regiões do país, até mesmo em locais com baixo índice pluviométrico

Breve guia para cultivar mamona

Cultivar mamona (Ricinus communis) é viável em muitas regiões do país, até mesmo em locais com baixo índice pluviométrico. “Das sementes de mamona, é extraído óleo de excelente qualidade, direcionado à indústria de biodiesel. Além de ser uma alternativa para substituir o diesel fóssil, o óleo de mamona é utilizado na indústria farmacêutica, conhecido como óleo de rícino”, ressalta Reinaldo Nunes de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo e Processamento de Mamona.

Atualmente, os estado da Bahia e do Ceará são os maiores produtores de mamona do Brasil. Com alto valor comercial e grande demanda nos mercados interno e externo, o óleo de mamona tornou-se um investimento promissor e rentável. De todos os seus melhores atributos, a viscosidade se destaca, pois torna o produto ideal para a fabricação de diesel verde, assim chamado por usar matéria-prima vegetal.

Aquisição das sementes


As sementes de mamona devem ser adquiridas criteriosamente de produtores registrados no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Outro requisito importante para o sucesso da produção é que as cultivares de mamona sejam adequadas à região. Se o produtor pretende realizar a colheita mecanizada, a melhor cultivar de mamona é a indeiscente, pois suas sementes não desprendem no momento em que os frutos secam.

Condições ambientais


A mamoneira não se desenvolve bem em locais com sombra. Sendo assim, o plantio deve ser feito em locais onde possa receber luz direta do sol. Quanto à declividade do terreno, esta deve ser de até 12%. Embora se adapte com facilidade a diversas condições climáticas, são recomendadas temperaturas entre 20°C a 35°C, com índices pluviométricos entre 500 e 1.500 milímetros, para aumento da produtividade.

Semeadura e espaçamento

A planta não tolera solos com salinidade e acidez altas nem encharcamentos. Dessa forma, o cultivo deve ser feito em solos com pH entre 6 e 7 e boa drenagem. Na semeadura da mamona, devem ser distribuídas três sementes por cova (profundidade de 5 cm). Como a mamoneira cresce muito em solos com alta fertilidade, o espaçamento deve ser maior. No caso de cultivares com médio porte, a distância pode variar entre 2 e 4 metros entre linhas.

Colheita mecanizada

Como na colheita manual da mamona os custos com mão de obra são elevados, o mais recomendado é investir em mecanização agrícola. Com a colheita mecanizada da mamona, até mesmo o pequeno produtor viabiliza o negócio e aumenta a sua rentabilidade. Uma ótima opção é contratar prestadores de serviço terceirizados, que já forneçam máquinas a outros produtores da região. Associar-se a cooperativas também é uma excelente alternativa.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis.

Leia o artigo "Produção de mamona para biodiesel."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 27-09-2019 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.