Aprenda 7 tipos de corte em vegetais

Cortar vegetais, de forma padronizada, cria condições para que a cocção dos alimentos seja equilibrada

Aprenda 7 tipos de corte em vegetais

Cortar vegetais, de forma padronizada, cria condições para que a cocção dos alimentos, a atribuição dos sabores e a liberação dos nutrientes sejam equilibradas. Além disso, se legumes e verduras (com cortes padrão) forem utilizados em saladas ou pratos gourmet, a apresentação será visualmente mais agradável e atraente”, explica Maria Isabel Fernandes Chitarra, professora do Curso CPT Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças.

Aprenda 7 tipos de corte em vegetais

1. Corte Julienne


O corte Julienne é um dos mais conhecidos e utilizados, por chefs de cozinha, em todo o mundo. Na técnica, legumes, como cenoura, beterraba, abobrinha, são cortados em finas e longas tiras com 3 milímetros a 5 centímetros de espessura.

2. Corte Jardiniére


O corte Jardiniére também é bastante adotado, na gastronomia, para enfeitar pratos. Na técnica, os legumes são cortados em bastões, quadrados ou retangulares, com 6 milímetros nas laterais e 2 entímetros no comprimento.

3. Corte Chiffonade


O corte Chiffonade é utilizado tanto na cozinha popular como na gastronomia. Trata-se de um corte específico para verduras, como acelga, couve e mostarda. A técnica corta das folhas em tiras bem finas e longas.

4. Corte Olivette


O corte Olivette é outro clássico, utilizado no processamento mínimo de legumes e frutas. Normalmente é feito em batata e melão. Na técnica, eles são cortados em bolinhas de 3 cm de diâmetro, lembrando azeitonas, daí o nome.

5. Corte Tourné


O corte Tourné, ou torneado, deixa os legumes, como barril ou bola de futebol americano, e pode ser feito em até sete tamanhos diferentes. Na técnica, os vegetais são cortados de forma alongada, grossa e com pontas quadradas.

6. Corte Parmentier


O corte Parmentier é um clássico no corte de queijos, mas também passou a ser empregado em vegetais. Na técnica, cenoura, batata e abóbora são cortadas, em cubos médios, de até 12 milímetros nas laterais.

7. Corte Mirepoix


O corte Mirepoix é um dos mais comuns em cebola, chuchu e abobrinha. Na técnica, os vegetais são cortados em cubos muito pequeninos, com até 8 milímetros nas laterais. Os vegetais com esse corte são perfeitos para molhos e refogados.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Como fazer chips de legumes de forma fácil e prática."

Fontes: blog.tudogostoso.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 19-11-2019 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.