Como combater e impedir queimadas

Para combater e impedir queimadas, é preciso que as pessoas estejam cientes de suas ações no meio ambiente

Como combater e impedir queimadas

“Dentre as ações nocivas do homem no meio ambiente, o fogo é a mais avassaladora, pois pode dizimar florestas em curto espaço de tempo. Além que acabar com a vegetação nativa, o fogo destrói a fauna local, aumentando ainda mais o grau de destruição”, afirma Guido Assunção Ribeiro, professor do Curso CPT a Distância e Online Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal.

Infelizmente, as queimadas estão presentes nas mais diversas regiões do país, em especial no período da seca. A vegetação ressecada pela ausência de água é a principal causa dos incêndios nesse período. Basta uma fagulha para dar início ao foco de incêndio, que se expande e varre impiedosamente extensas áreas onde há espécies vegetais e animais. Mas essa catástrofe não se limita à destruição da natureza, ela pode atingir áreas habitadas e cultivadas.

Além disso, os gases emitidos pelas queimadas são lançados à atmosfera terrestre contribuindo com o efeito estufa. Por esse motivo, os incêndios preocupam tanto as autoridades internacionais. No Brasil, por exemplo, os focos de queimadas crescem desenfreadamente. A cada ano, os satélites detectam um número preocupante de incêndios florestais, um dos principais agentes para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Grande parte das queimadas no país poderia ser evitada, pois a maioria vem de práticas agrícolas irresponsáveis. Normalmente, para implantarem uma nova cultura em uma área, alguns produtores rurais usam o fogo ao invés da capina. Outras atitudes negligentes também são responsáveis por desencadear os incêndios, como cigarros lançados às margens de estradas e os temíveis balões.

Para combater e impedir queimadas, é preciso que as pessoas estejam cientes de suas ações no meio ambiente. É imprescindível que todos respeitem a natureza e vivam em equilíbrio com ela. As práticas nas lavouras devem primar pela responsabilidade, pelo discernimento do que certo e errado e pelo compromisso com a preservação da natureza. Algumas simples ações podem evitar as queimadas, como:

->Em hipótese alguma, atear fogo em pastos ou lavouras, ainda que a prática pareça controlável;
->Não permitir que os funcionários fumem em pastos e lavouras (estabelecer regras e punições);
->Proceder à rega de áreas com vegetação ressecada, principalmente em pontos estratégicos;
->Realizar capinas preventivas (em faixas de terra) para isolar outras áreas com grande probabilidade de queimadas.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "A importância de se proteger as nascentes".

Fonte: ruralnews.com.br

Andréa Oliveira 10-01-2019 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Montar uma Cooperativa de Trabalho Rural

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.