Conheça os derivados do leite essenciais para a nossa saúde

O consumo de derivados do leite é importante para a manutenção da boa saúde em todas as fases da vida

Conheça os derivados do leite essenciais para a nossa saúde

O consumo regular de leite e derivados é importante para a manutenção da boa saúde do indivíduo. Em todas as fases da vida, os produtos lácteos devem fazer parte da dieta. Tudo começa na infância, quando a ingestão do leite materno favorece o crescimento da criança. Em especial, os ossos e os dentes que, para se desenvolverem bem, requerem a absorção de cálcio pelo organismo.

Na adolescência, por exemplo, o cálcio contido no leite e em seus derivados ajuda a fortalecer os ossos em desenvolvimento, além de prevenir a osteoporose. É importante lembrar que, após os 30 anos, o indivíduo começa a perder cálcio no organismo. Daí a necessidade de se consumir laticínios para garantir ossos fortes mesmo na velhice. Segundo Carolina Xavier, nutricionista clínica e esportiva, é indispensável acrescentar à dieta produtos lácteos.

Além do leite, é de fundamental importância consumir derivados do leite, como:

Manteiga


A gordura presente na manteiga é saudável, pois auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis, como vitamina A, vitamina D e vitamina E. Recomenda-se a manteiga sem sal para evitar o aumento da pressão sanguínea.

Requeijão


O consumo de requeijão é recomendado, contanto que seja com moderação, para evitar aumento de peso. A versão light é a mais recomendada.

Coalhada


O consumo de coalhada favorece a flora intestinal. Como apresenta pouco teor de lactose, pode ser ingerido por pessoas intolerantes a essa proteína.

Iogurte


A ingestão de iogurte promove o bom funcionamento do intestino e fortalece ossos e dentes. Trata-se de um alimento de fácil digestão, rico em cálcio.

Ricota


A ricota é preparada com o soro do queijo e não do leite. Por isso, apresenta baixo teor de gordura, além de baixas calorias. Seu consumo fortalece ossos e dentes.

Queijo cottage


O queijo cottage é indicado para pessoas que estão em dieta rigorosa, pois é pouco calórico. Como é rico em cálcio, fortalece os ossos e dentes.

Queijo minas


O queijo minas apresenta menos calorias que o queijo amarelo, como muçarela. Mas deve-se escolher a versão com baixo teor de sal para não aumentar a pressão sanguínea.

Muçarela de búfala


A muçarela de búfala é produzida com o leite de bubalinos. Ela apresenta baixos níveis de colesterol, além de ser rica em vitaminas e minerais, principalmente cálcio.

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Leia o artigo "Leite e produtos lácteos - nutritivos e de baixo custo".

Fonte: conquistesuavida.com.br

Andréa Oliveira 03-01-2019 Laticínios

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