Chegou o inverno: confira a história e o preparo da fondue de queijo

A fondue de queijo deixou de ser um mero alimento dos camponeses na guerra para virar um prato refinado em restaurantes luxuosos

Chegou o inverno: confira a história e o preparo da fondue de queijo

Chegou o inverno! O momento exige pratos saborosos e quentes, perfeitos para aquecerem as noites mais frias da estação. Nesse contexto, a fondue de queijo se destaca, pois o preparo é simples e rápido, sem complicações nem técnicas avançadas da cozinha profissional. Basta comprar ingredientes de qualidade e um bom réchaud para passar o fim de tarde, em grande estilo, com requinte e sofisticação.

História da fondue de queijo


A fondue tem origem suíça e foi inventada na Segunda Guerra Mundial. As batalhas eram travadas, sob inverno severo, e em regiões montanhosas, onde a chegada de suprimentos ocorria esparsamente. Com isso, todos os alimentos que restavam eram aproveitados, em especial, as sobras de queijo dos produtores locais.

A necessidade de se fazer um alimento quente e nutritivo, em meio à escassez de alimentos, fez com que os camponeses criassem um preparo com restos de queijo, fundidos no fogo. O queijo borbulhante e cremoso era consumido com pedaços de pão amanhecido. Assim surgiu a fondue de queijo.

Décadas após a criação da fondue suíça, Conrad Egli, um famoso chef em Nova Iorque, resolveu aprimorar o prato para servir a seus clientes. Acredita-se que, na mesma época, Egli também tenha criado a fondue de chocolate como sobremesa. Atualmente, o prato típico de regiões frias tornou-se um sucesso nos mais diversos países, inclusive no Brasil.

Receita de fondue de gorgonzola com cerveja APA


Ingredientes:

->500 ml de cerveja APA (American Pale Ale);
->250g de gorgonzola picadinho;
->250g de provolone ralado;
->250g de emental ralado;
->2 dentes grandes de alho;
->Noz-moscada a gosto.

Modo de preparo:

Coloque os dentes de alho de molho, na água, por 10 minutos. Após esse tempo, retire as cascas dos dentes. Passe-os no fundo da panela para agregar sabor à fondue. Em fogo baixo, acrescente a cerveja até levantar fervura. Junte os queijos, aos poucos, alternando. Não deixe de misturar bem até que derretam por completo.

Assim que a fondue ganhar cremosidade, desligue o fogo e adicione a noz moscada. Sirva bem quente, acompanhado com legumes (batatas e tomates grape), carnes (salsichão e filet mignon), pães (italiano e ciabatta) e doces (goiabada). Harmonize com cervejas Pale Ale ou Porter.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Produção de Queijos Finos e Mofados - Morbier, Saint Paulin, Gorgonzola e Camembert.

Leia o artigo "Dicas imperdíveis para compra e conservação de queijos."

Fontes: emcamposdojordao.com.br; paladar.estadao.com.br (com adaptações)

 

Andréa Oliveira 02-07-2019 Laticínios

Faça já o Download Grátis

Download brinde Fondue - tipos e receitas para aquecer seu inverno

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.