3 formas simples de fazer extrato de tomate para vender

O processamento do tomate como extrato é uma alternativa para ganhar dinheiro de forma sustentável

3 formas simples de fazer extrato de tomate para vender

“O processamento do tomate como extrato é uma alternativa de renda para o produtor rural, além de ser uma forma sustentável de aproveitar o excedente da produção e os tomates desclassificados segundo o padrão do mercado”, afirma Maria da Graça Lima Bragança, especialista em processamento industrial de alimentos e professora do Curso CPT Processamento de Tomate.

O extrato de tomate é um produto concentrado, resultante do processamento da polpa de tomate. O molho preparado com ele é mais encorpado, saboroso e com cor vermelha vibrante. Na verdade, o extrato é a passata de tomate, originada do cozimento lento da polpa de tomate, até a plena evaporação da água. Já molho de tomate é líquido e temperado com sal, condimentos e ervas. Trata-se do molho pronto para ser usado, sem ser diluído.

Extrato de tomate com azeite extravirgem


->½ xícara (chá) de açúcar refinado;
->1 colher (sopa) de sal marinho;
->3 quilos de tomates maduros;
->¼ de xícara (chá) de azeite extravirgem.

Processamento:

Deixe os tomates de molho, por 15 minutos, em solução de hipoclorito de sódio. Após esse tempo, enxágue-os em água corrente. Na base dos tomates, corte em “X”. Afervente-os por 30 segundos. Coloque-os em uma tigela com água e gelo. Retire a pele dos tomates na parte cortada com “X”. Em seguida, no sentido horizontal, corte cada tomate pela metade e remova as sementes com o auxílio de uma colher.

Acrescente azeite, açúcar e sal e volte ao fogo baixo para cozinhar, por cerca de 60 minutos, até secar a água. Depois, passe os tomates em processador de alimentos até formar uma massa concentrada. Acondicione o extrato em potes de vidro esterilizados e conserve no congelador. Esse extrato de tomates dura cerca de três meses.

Extrato de tomate com alho e cebola


->3 quilos de tomates maduros;
->½ xícara (chá) de açúcar refinado;
->1 colher (sopa) de sal marinho;
->1 colher (sopa) de colorau;
->1 colher (sopa) de farinha de trigo;
->¼ de xícara (chá) de óleo de girassol;
->6 dentes de alho;
->2 cebolas médias.

Processamento:


Deixe os tomates, em solução de hipoclorito de sódio, por 15 minutos. Enxágue-os em água corrente. Retire a pele dos tomates com o auxílio da chama do fogão. Em seguida, corte-os ao meio e elimine as sementes com uma colher. Leve-os para ferver por 30 segundos. Escorra a água e coloque os tomates em uma tigela com água e gelo para interromper a cocção.

Em uma panela com os tomates, acrescente o açúcar, o sal, os dentes de alho amassados e as cebolas picadinhas. Cozinhe por uma hora até secar a água. Leve ao processador com óleo, colorau e farinha até formar uma massa de tomate encorpada.

Extrato de tomate simples


->3 quilos de tomates maduros;
->½ xícara (chá) de açúcar refinado;
->1 colher (sopa) de sal marinho.

Processamento:

Deixe os tomates submersos em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. Enxágue-os em água corrente. Corte-os em quatro partes, junte o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio, por 20 minutos, sem parar de mexer. Em seguida, coloque os tomates cozidos, no processador, até formar uma pasta grossa. Escorra, em uma peneira, e leve novamente ao fogo baixo, por 30 minutos, aproximadamente. Conserve em potes acondicionados no congelador.

Conheça os Cursos CPT da Área Indústria Caseira:

Processamento de Tomate

Processamento de Milho Verde

Como Produzir Picles, Pasta de Alho e Corantes

Fontes: Comidas & Receitas - comidaereceitas.com.br
Globo.com - extra.globo.com
Terra - terra.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 25-05-2020 Indústria Caseira

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Como Empreender na Área de Alimentação em Tempos de Crise

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.