Descubra como é feito o beneficiamento do algodão

O beneficiamento do algodão ocorre desde a recepção dos fardos até a dublagem do tecido de algodão

Descubra como é feito o beneficiamento do algodão

O beneficiamento do algodão ocorre nas algodoeiras antes da industrialização. Tudo começa com a separação da fibra do algodão das sementes, de forma mecânica, com mínima depreciação das qualidades características da fibra. O objetivo é garantir a qualidade do algodão direcionado à indústria têxtil. Com isso, o produto aumenta o valor agregado, bem como o valor comercial.

Recepção dos fardos


Os fardos de algodão com quase 200 kg chegam à indústria têxtil e permanecem armazenados até serem utilizados. O algodão é enfardado para facilitar a armazenagem. Ao seguir para o beneficiamento, ele é aberto para facilitar o trabalho nas fibras.

Cardagem e passador


Na cardagem, o algodão passa por um pente de metal para alinhar as fibras e formar algo semelhante a um véu. Em seguida, ele segue para o passador onde é misturado para diminuir o diâmetro do fio e deixá-lo em forma de fita. O objetivo é garantir uniformidade e melhorar a qualidade da fibra.

Fiação e tingimento têxtil


O próximo passo é a fiação por rotor ou fiação open end. No processo, o algodão deixa de ser uma fita para se tornar um fio com forma para confecção. Depois, ele segue para tingimento têxtil nas autoclaves. Nesses equipamentos, podem ser tingidos centenas de quilos de fios de algodão.

Urdideira e engomagem


Na urdideira seccional, os fios são unidos em mais de 4800 fios. Na verdade, são formadas faixas com vários fios, que são engomadas, com o objetivo de se tornarem bem mais resistentes para o trabalho nos teares.

Tear e desengomagem


No tear, as faixas engomadas se transformam em tecidos de algodão. Em seguida, é feita a desengomagem por lavagem a 90°C. Outros tratamentos também são realizados, um deles é a mercerização, ou seja, a aplicação de soda cáustica para aumentar a elasticidade e o brilho do tecido.

Controle de qualidade e dublagem


Assim que ficam prontos, os tecidos de algodão puro passam por controle de qualidade de acordo com os padrões do mercado. Alguns são submetidos à dublagem para aumentar ainda mais a sua resistência, além da maleabilidade para confecção.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Amendoim de Qualidade

Cultivo e Uso do Nim

Cultivo de Seringueira para Produção de Borracha Natural

Fonte: JB - jbdublagem.com.br
             Cursos CPT – cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 19-06-2020 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.