Passos simples para preparar hambúrguer

Para preparar hambúrguer, deve ser escolhida uma peça de carne mais magra, sem nervos, e com bom padrão de qualidade

Passos simples para preparar hambúrguer

Embora muitos acreditem que o hambúrguer é uma deliciosa invenção dos norte-americanos, essa iguaria é própria dos alemães de Hamburgo (daí o nome). O sucesso do hambúrguer teve início nos Estados Unidos, em Nova Iorque, em 1836, quando o lanche se oficializou servido entre duas fatias de pão. O preparo do hambúrguer era artesanal, mas com a industrialização, começou a ser processado em pequenas fábricas.

No Brasil, o hambúrguer ganhou fama com o tenista Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon em 1948. Em 1952, o atleta abriu a primeira lanchonete (Bob’s), em estilo norte-americano, do Rio de Janeiro, que perdura até hoje. E você, adora um saboroso e suculento hambúrguer em meio a duas fatias macias de pão com gergelim? Que tal conferir passos simples para preparar hambúrguer?

Hambúrguer cru


Para preparar hambúrguer cru, deve ser escolhida uma peça de carne mais magra, sem nervos, e com bom padrão de qualidade. Nesse tipo de processamento, a carne é enformada crua em equipamento apropriado para tal. Após ganhar forma, o hambúrguer é embalado e congelado a -18°C.

Passo 1: cortar a peça de carne bovina, suína ou de frango, em pedaços de cerca de 4 x 4 centímetros, para uma moagem mais uniforme.
Passo 2: à parte, pesar os aditivos (glutamato monossódico) e condimentos (alho e cebola) a serem utilizados no processamento do hambúrguer comum.
Passo 3: moer os pedaços de carne em moedor com a seguinte regulagem: pré-cortador/faca/disco 25 milímetros/faca/disco/25 milímetros.
Passo 4: misturar os condimentos à carne moída, por 15 minutos, até que a massa ganhe homogeneidade e consistência adequada.
Passo 5: enformar a massa de carne em equipamento específico para hambúrguer.
Passo 6: embalar os hambúrgueres em sacos plásticos.
Passo 7: congelar a -18°C.

Hambúrguer cozido


O processamento do hambúrguer cozido é mais trabalhoso quando comparado ao hambúrguer comum, inclusive requer mais etapas de produção, inclusive o embutimento, em tripa artificial, como se fosse linguiça. O produto cárneo também é cozido para, depois, ser fatiado e congelado sob temperatura de -18°C.

Passo 1: como será cozida, a carne não precisa ser cortada em pedaços pequenos.
Passo 2: à parte, os aditivos e condimentos a serem utilizados no processamento do hambúrguer cozido passam por pesagem.
Passo 3: os pedaços de carne são passados no moedor com a seguinte regulagem: pré-cortador/faca/disco 25 milímetros/faca/disco/25 milímetros.
Passo 4: os condimentos são misturados à carne moída, por 15 minutos, até que a massa ganhe homogeneidade e consistência adequada.
Passo 5: a massa de carne é embutida em tripa artificial.
Passo 6: a peça é cozida até alcançar a temperatura de 74°C no seu interior.
Passo 7: a peça é resfriada até alcançar a temperatura de 5°C no seu interior.
Passo 8: a tripa é removida da peça e os hambúrgueres são fatiados.
Passo 9: o produto é embalado em sacos plásticos.
Passo 10: o produto é congelado a -18°C.

Conheça os Cursos CPT da Área Indústria da Carne:

Industrialização de Carne Suína

Processamento de Carne de Frango

Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial

Fontes: Wikipedia - pt.wikipedia.org
               Escavador - escavador.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 02-07-2020 Processamento de Carne

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Embutidos e Defumados

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.