Como fazer conserva de pimenta biquinho para vender

A pimenta biquinho (Capsicum chinense) apresenta pungência suave, perfeita para conservas

Como fazer conserva de pimenta biquinho para vender

A Capsicum chinense é uma planta que pode chegar a 1,20 metros. Seus frutos são conhecidos como pimenta biquinho e podem apresentar até 3 cm de comprimento e 1,5 cm de diâmetro. Eles apresentam coloração vermelha e pungência suave, perfeitos para conservas, embora algumas pessoas gostem de consumi-los in natura, já que não ardem. As pimentas biquinho são um excelente tira-gosto em churrascos ou acompanhadas de queijos variados.

“Para fazer conserva de pimenta biquinho para vender, é importante escolher ingredientes de qualidade, que resultem em um produto diferenciado, com bom valor agregado”, destaca Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso CPT a Distância e Online Produção e Processamento de Pimenta. Algumas pessoas usam apenas azeite e vinagre no preparo, outras preferem acrescentar cachaça e ervas finas.

O sabor da pimenta biquinho em conserva é ácido, típico dos picles de legumes. Quanto mais tempo permanecer em conserva, mais saborosa ela se torna. Embora a durabilidade seja de até um ano, o mais recomendado é consumi-la em até três meses. O acondicionamento em geladeira aumenta a sua conservação.

Como fazer conserva de pimenta biquinho para vender


Ingredientes:

->600 ml de vinagre de maçã;
->400 ml de cachaça branca;
->4 xícaras (chá) de pimentas biquinho;
->3 colheres (sopa) de açúcar;
->1 colher (sobremesa) de sal;
->Ervas finas (a gosto);
->7 dentes de alho.

Modo de preparo:

Ferva, por 7 minutos, os seguintes ingredientes: vinagre, cachaça, sal e açúcar. Adicione as pimentas biquinho (sem os cabinhos) e ferva por mais dois minutos. Desligue o fogo e retire as pimentas com o auxílio de uma escumadeira. Reserve o líquido. Coloque as pimentas em uma tigela com água gelada e deixe-as submersas por cerca de 2 minutos.

Após esse tempo, retire-as da água e coloque-as em um vidro. Em seguida, cubra as pimentas com o líquido reservado. Acrescente o alho e as ervas finas. Não encha o vidro até a tampa, deixe um espaço de um ou dois dedos. Em uma panela, coloque um pano limpo (para evitar rachaduras no vidro). Acomode o vidro e complete com água.

Leve ao fogo para ferver por 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar naturalmente. Bata o vidro levemente no balcão para retirar as bolhas de ar. Está pronta a deliciosa conserva de pimenta biquinho!

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Processamento de pimenta em casa: molho de pimenta dedo-de-moça."

Fontes: g1.globo.com; blog.tudogostoso.com.br

Andréa Oliveira 30-05-2019 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.