Estação ambiental flutuante filtra ar e água do mar

A cápsula Boom lembra uma fazenda orgânica, constituída de estufas com várias espécies vegetais

Estação ambiental flutuante filtra ar e água do mar

A ação irresponsável do homem no meio ambiente tem impactado negativamente na água e no ar. O volume de poluentes lançados nos rios, nos oceanos e na atmosfera terrestre é gigantesco. Felizmente, há pessoas, como os arquitetos da Sitbon Architectes, que buscam reverter os efeitos nocivos da poluição no Planeta, com projetos inovadores e revolucionários, como a estação ambiental flutuante Boom.

Trata-se de uma cápsula gigante projetada para ficar parcialmente submersa, capaz de filtrar o ar e a água do mar. Conhecida como fazenda aquática, a Boom não apenas limpará o ar da atmosfera e transformará a água do mar em água potável, como também fará o monitoramento do nível do mar. O surpreendente projeto teve início com a preocupação em reduzir os impactos das mudanças climáticas no Planeta.

A cápsula Boom lembra uma fazenda orgânica, constituída de estufas com várias espécies vegetais. Tudo sob a supervisão de cientistas, que utilizam esses pequenos seres orgânicos para equilibrar a concentração de oxigênio nas áreas onde o oceano sofreu maior impacto pelo aquecimento global. Além disso, a estação ambiental flutuante eliminará sais e resíduos presentes no mar, para que a água se torne própria para consumo.

Na verdade, a Boom será uma espécie de microambiente, com fitoplânctons microscópicos, cujo habitat natural é o próprio oceano. Esses minúsculos seres têm a função de filtrar o dióxido de carbono presente na atmosfera. Outra grande vantagem da cápsula é emitir alertas meteorológicos, com informações em tempo real sobre catástrofes ambientais iminentes e fenômenos naturais.

Tamanha a relevância do projeto da Sitbon Architectes que ele recebeu uma das melhores classificações na categoria Arquitetura+Clima (Architizer A+Awards). Embora ainda não esteja em operação, a estação ambiental e meteorológica Boom certamente é uma tecnologia de futuro e para o futuro. Entretanto, para que o projeto saia do papel, é preciso incentivo de empresas públicas e privadas.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Outorga de Água.

Leia o artigo "Contaminação da água por microplásticos."

Fontes: super.abril.com.br; ciclovivo.com.br

Andréa Oliveira 06-06-2019 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.