Tratamento de água no meio rural

Na seleção do manancial de água é fundamental analisar os fatores ambientais, os riscos potenciais de contaminação/poluição e outros

Na seleção do manancial de água é fundamental analisar os fatores ambientais, os riscos potenciais de contaminação/poluição e outros


Na seleção do manancial de água é fundamental analisar os fatores ambientais, os riscos potenciais de contaminação, a proteção existente em relação ao manancial, a topografia da área e a avaliação de alguns parâmetros qualitativos e quantitativos.



Realizada essa avaliação e, dependendo do tipo de tratamento e do uso da água, será necessário submetê-la a exames físico-químicos e bacteriológicos. Esses exames deverão ser repetidos após a construção do sistema de captação ou de tratamento da água.



Em geral, no meio rural, quando se tratar de fontes de água bem protegidas, o exame bacteriológico geralmente será suficiente para avaliar a sua qualidade.



Em função do tipo de uso, as águas devem receber tratamento específico. Assim, temos exigências mais rígidas quanto ao teor de cálcio, magnésio, ferro, manganês e outros elementos químicos.



Portanto, os objetivos do tratamento podem ser assim agrupados:

- Sanitários (relacionados com prevenção de doenças e aplicação de iodo e flúor na água);
- Econômicos (implementação de indústrias, irrigação e redução de gastos hospitalares); e
- Estéticos (remoção de turbidez, cor, matéria orgânica, sabor e odor desagradáveis).



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo; 

  

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente 

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 18-08-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.