Produzir pães em casa garante nutrição e sabor

São inúmeras as possibilidades para se fazer os pães, seja criativo e explore as suas várias facetas

O pão é uma excelente fonte de energia, pode ser produzido com ervas aromáticas, sementes, azeitonas, com menos sal ou mais fibras, entre outras opções. Você pode escolher qual variedade é melhor para cada momento do dia.

Pertencente ao grupo dos cereais, o pão é fornecedor de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B, fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta. Essa composição ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, auxilia o trânsito intestinal e garante a sensação de saciedade prolongada.

O mito de que o pão engorda ainda está na cabeça de muitas pessoas, mas vale lembrar que o aumento de calorias de uma refeição não é causada pelo pão, mas pela forma que esse é consumido. Se adicionarmos outros ingredientes, como cebolas, especiarias, ervas e azeitonas, conseguiremos ingerir um pão ainda mais nutritivo e saboroso.

A professora Maria da Graça Lima Bragança do curso Como Produzir Pães Caseiros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que a produção artesanalde pães é uma atividade relaxante e prazerosa, em que se pode usar a criatividade e obter produtos exclusivos, nutritivos e saborosos. Além de ser uma ótima oportunidade de comércio, pois é crescente o interesse dos consumidores por produtos naturais e sem aditivos, fazendo assim uma complementação na renda familiar.

A possibilidade de fazer pão em casa tem a vantagem de que se pode escolher as melhores farinhas, fermentos, ingredientes e criar o pão ao seu gosto, e em função das suas necessidades calóricas. Se pela manhã você não consegue resistir a um pão quentinho, imagine se o pão estiver recheado, por exemplo, com frutas desidratadas (passas, coco, banana, mamão etc.), frutos secos (nozes, amêndoas e avelãs) ou até mesmo o queijo, o chocolate e o doce. O lanche será mais um momento prazeroso do dia.

No lanche da noite, pode ser adicionado ao seu pão: cebola, azeitonas, tomate e bacon. O pão pode também ser acompanhado por uma sopa de legumes ou por hortaliças e saladas frias, fazendo, assim, uma refeição equilibrada, sem recorrer a alternativas como folhados, frituras e empanados. O pão enriquecido pode ser enquadrado numa alimentação equilibrada, basta consumi-lo de forma adequada e ajustar as quantidades ingeridas.

Por : Virgínia Maria de Araújo

O vídeo abaixo é um demonstrativo do filme que compõe o curso Como Produzir Pães Caseiro.

Virginia 22-09-2011 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.