O sistema orgânico de hortaliças tem menor custo que o convencional

A tecnologia visa obter alimentos saudáveis com elevado valor nutritivo e livres de resíduos tóxicos

O sistema orgânico visa estabelecer um conjunto de processos agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos em grande, média e pequena escalas. Além disso objetiva obter elevada eficiência quanto à utilização dos recursos naturais e socialmente estruturados, resultando em alimentos saudáveis, com elevado valor nutritivo, livres ou com pouquíssimos resíduos tóxicos.

O pesquisador da Epagri - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, José Ângelo Rebelo afirma que a produção de hortaliças orgânicas necessita de condições ambientais adequadas para que a planta possa alcançar toda a sua capacidade de produção e defesa contra inimigos naturais.

Para tanto, muitas vezes, é necessário o uso de um abrigo de cultivo, que é uma tecnologia praticamente igual a um sistema convencional no que diz respeito às variedades, ao espaçamento e à nutrição. No entanto, no abrigo de cultivo tudo é feito em um ambiente propício à planta, onde são aplicados conhecimentos agronômicos adequados para não ser necessário o uso de produtos químicos, o que torna a produção mais barata do que a forma convencional e produz alimentos mais vistosos e saudáveis.

O professor Jacimer Luiz de Souza do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que, até mesmo na sua fase de comercialização, o produto orgânico deve ser protegido contra possíveis contaminações por contato, motivo pelo qual são vendidos em embalagens fechadas, desde a colheita e o processamento até a venda final do produto.

O agricultor também é beneficiado com o cultivo orgânico, pois trabalha em um ambiente livre de chuvas, de solos encharcados e sem o risco de intoxicação. E ainda pode negociar e ter garantia de que vai produzir.

O sistema orgânico tem crescido no mundo inteiro, pela necessidade de preservação ambiental e também pela exigência da sociedade por alimentos mais saudáveis. A atividade tem apresentado um aumento expressivo em nível mundial, principalmente em área plantada e oferta de produtos. O mercado de produtos orgânicos tem avançado a uma taxa média de 10% ao ano no Brasil.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 11-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.