Qualidade da carne suína será garantida por selo

O selo consiste na implantação de métodos para o desenvolvimento sustentável da cadeia suinícola

O Selo de Qualidade da Carne Suína está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) em parceria com as empresasCugnier Inspections e a Top Carnes. A certificação pretende colaborar com as indústrias e produtores, no atendimento às exigências do mercado. O selo consiste na implantação de métodos para o desenvolvimento sustentável da cadeia suinícola.

Daniele Schwarzbach, representante da Cugnier, afima que o processo realizará auditorias para a avaliação da conformidade nos frigoríficos e produtores. Essas atividades serão efetuadas através de um cronograma de auditorias periódicas em um processo de avaliação das instalações, cumprimento das legislações sanitárias, auditoria documental, análises laboratoriais dos produtos coletados no mercado e envio para laboratórios credenciados.

Além disso, serão verificados outros pontos requeridos pelo Regulamento Técnico do Programa de Certificação do INCS, assim como os padrões estabelecidos de acordo com os Requisitos para Organismos que Oferecem Auditoria e Certificação de Sistemas de Gestão.

O selo será obtido pelas empresas que cumprirem todos os requisitos técnicos, higiênicos e sanitários dispostos nas auditorias. As etapas são as seguintes: a empresa informa a decisão pela obtenção do selo ao INCS por meio de termos de adesão; o INCS recebe os termos e agenda uma visita da gerenciadora à empresa; a gerenciadora avalia a empresa e auxilia na preparação para a auditoria e a certificadora fornece as propostas de trabalho.

Em seguida, o INCS agenda a auditoria da certificadora; ela promove a auditoria na empresa e emite atestado de conformidade; o atestado é recebido pela gerenciadora que envia amostras para um laboratório; as análises laboratoriais são enviadas à gerenciadora que as avalia e encaminha à Comissão de Certificação; o INCS aprova a concessão do selo de qualidade e encaminha a decisão para a empresa.

Serão promovidos eventuais ajustes e melhorias nos processos de implantação, auditoria e certificação. O projeto piloto será realizado de acordo com o cronograma do INCS e passará por uma aprovação.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 14-11-2011 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.