Projeto propõe incentivo para enriquecimento do solo para cultivo

A proposta é combater as carências nutricionais da população

 

O Programa Nacional de Mineralização dos Solos está em análise na Câmara. Segundo Lelo Coimbra (PMDB-ES), deputado criador do projeto, o programa tem como objetivo a melhoria da saúde da população a partir do enriquecimento do solo, que aumentará o valor nutricional dos alimentos. O enriquecimento do solo utilizado para plantio de produtos agrícolas será realizado por meio de adição de micronutrientes.

O deputado afirma que "as principais consequências das deficiências minerais para a saúde são a redução da expectativa de vida, dos anos de trabalho produtivo e da resistência a doenças". Ele complementa dizendo que o combate às carências nutricionais da população normalmente é feito com programas de suplementação alimentar, ou seja, de maneira reativa. "Uma intervenção preventiva é muito menos onerosa que a ação terapêutica", afirma.

O projeto está sendo avaliado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação e pela Constituição e Justiça e de Cidadania. Os recursos do programa serão repassados por meio de financiamentos e beneficiarão empresas do setor de mineral e produtores rurais. Aquelas serão beneficiadas para a instalação, modernização e operação de minerações e moinhos de rochas que constituam fontes dos micronutrientes. Já os produtores rurais serão beneficiados para a realização de análise de solo, transporte, aquisição e aplicação de fertilizantes em suas propriedades.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 30-01-2012 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.