Manutenção periódica garante melhor funcionamento dos equipamentos de irrigação

Aumente a vida útil de seus equipamentos de irrigação

A manutenção dos equipamentos é uma prática muito importante para o sistema de irrigaçãomecanizada, pois os gastos com reparos e imprevistos, principalmente em tempos de seca, podem ser evitados. Os instrumentos ativos devem ser sempre monitorados e as informações transmitidas à assistência autorizada para que alguns problemas possam ser identificados antes que ocorram. A época para a manutenção pode variar, mas é aconselhado que ela seja realizada nos períodos chuvosos.

Os componentes dos equipamentos de irrigação mecanizada necessitam de avaliação e substituição devido ao desgaste. Existem mais de 5 mil peças no sistema, mas algumas merecem maior atenção, como as rótulas das juntas flexíveis, fusíveis, microrruptores e as áreas de esforço como tirantes e mangotes.

As rótulas são peças de amortecimento, protegem os eixos e as coroas das unidades motoras, possuem desgaste programado e devem ser trocadas assim que observado algum sinal de imperfeição na estrutura. O mesmo ocorre com as castanhas, que compõem a junta flexível.

Parafusos e tirantes sofrem grande esforço, por isso devem sempre ser observados quanto ao aperto. Fusíveis devem ser trocados assim que ocorrer a queima e deve ser feita uma checagem a respeito da causa do curto. Os microrruptores, a cada safra, devem ser conferidos quanto à flexibilidade das molas e ao alinhamento.

Se o equipamento está há muito tempo sem uso, os mangotes podem estar ressecados. Os aspersores e os reguladores de pressão devem ser aferidos e redimensionados a cada cinco anos. Uma série de problemas pode acontecer se os conjuntos de motobombas e válvulas não estiverem funcionando corretamente. Pode ocorrer a falta de pressão, o aumento do consumo de energia, a aplicação desuniforme da água, entre outros obstáculos.

Os equipamentos mais antigos têm maior necessidade de manutenção. Os cuidados de prevenção aumentam a vida útil e promovem o controle dos materiais (peças, componente etc.). Sendo assim, melhoram o gerenciamento, diminuem os custos com reparos, aperfeiçoam a produtividade, limitam a quantidade de peças de reposição, aumentam a segurança, entre inúmeras outras vantagens.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 31-10-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.