Cultive hortaliças orgânicas em estufas

O resultado é uma produção de alimentos sadios, sem contaminar, água, solo e ar, e tão pouco, intoxicar trabalhadores, consumidores e animais silvestres e domésticos.

O resultado é uma produção de alimentos sadios, sem contaminar, água, solo e ar, e tão pouco, intoxicar trabalhadores, consumidores e animais silvestres e domésticos.

 O plantio das hortaliças na estufa deve ser feito já dentro de uma estufa própria para isso, o viveiro de mudas. Esse sistema se diferencia da estufa comum devido à irrigação e nebulização aérea. Além disso, deve-se saber manejar bem o solo, fazendo a correção contra acidez e deficiência de nutrientes, rotação de cultura, adubação verde e cobertura morta com palha.
 A irrigação é um sistema que deve ser feito com sabedoria, visto que seu manejo inadequado pode fazer com que se perca toda a plantação. O critério deve ser o ponto ideal de umidade, estabelecido a partir do contato da mão com o solo, que não deve nunca permanecer molhado e nem seco. Geralmente, o solo deve ser mantido úmido por mais tempo nas fases iniciais de crescimento e menos úmido nas fases de maturação e colheita.

 Vários fatores vão indicar a variação da irrigação, como:
- A diversidade do clima
- O solo
- A altitude
- A latitude;

 O manejo de temperatura e umidade relativa do ar são os principais fatores responsáveis pelo sucesso do plantio na estufa. A temperatura do ar possui importância no desenvolvimento da cultura e a umidade tem influência na polinização, frutificação e na incidência de doenças. “No Brasil, por ser um país com maior parte do ano em períodos quentes, a falta de umidade por ser tão grave a ponto de desidratar as plantas, o que torna essencial a irrigação por aspersão e nebulização", o professor Luiz Geraldo de Carvalho do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufas 

 


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 17-02-2022 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.