Como realizar a cura do alho?

Após a colheita do alho, a fase que garante um produto de qualidade é a cura, por isso requer muito cuidado e atenção


O alho colhido deve passar pela pré-cura, ainda no campo. Para isso, é organizado em fileiras, de modo que os bulbos de uma fileira sejam cobertos pelas folhas da fileira do lado.

Os bulbos devem ser protegidos do sol direto, para evitar lesões. O objetivo é secar a planta e cicatrizar eventuais ferimentos, feitos durante a colheita. A pré-cura, no campo, dura de um a três dias, dependendo das condições do tempo.

Após essa etapa, o alho deve ser levado para um galpão, bem seco e arejado, para fazer uma cura mais lenta. Nesse processo, há uma perda gradual de umidade e a concentração de sólidos nos bulbos. Também, completa-se a cicatrização dos ápices dos bulbilhos, favorecendo a boa conservação do bulbo.

Como realizar a cura do alho?

O tempo necessário é variável, de acordo com a umidade inicial das plantas e a temperatura e umidade do ar. Pode-se gastar de 20 a 60 dias na cura à sombra.

As operações de pré-cura e cura devem ser muito bem feitas, para melhor conservação dos bulbos, evitando ataque de fungos durante o armazenamento.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 28-10-2022 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.