5 verduras fáceis de cultivar para vender

Verduras são hortaliças, cuja cor predominante é verde, que podem ser consumidas cruas, cozidas, refogadas, ou em sucos detox

5 verduras fáceis de cultivar para vender

Verduras são hortaliças, cuja cor predominante é verde, e que podem ser consumidas cruas, cozidas, refogadas ou em sucos detox. O melhor é consumi-las frescas e, se possível, originadas do cultivo orgânico. Uma forma de garantir isso é com a “implantação de uma horta caseira, que pode ser direcionada para consumo próprio ou para o comércio”, afirma João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Nesse sentido, destacamos 5 verduras fáceis de cultivar para vender. São elas:

Agrião


O agrião é uma hortaliça simples de cultivar e manejar e pode complementar a sua horta caseira. Seu talo é crocante e suas folhas levemente picantes. Além de apresentar baixar calorias, essa verdura contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Sem falar dos seus poderosos minerais e do iodo, excelentes para a saúde. O mais recomendado é cultivá-la em regiões com temperaturas de 12°C a 20°C.

Alface


A alface é uma hortaliça proveniente do Mediterrâneo, com inúmeras variedades de folhas, nos mais diversos tamanhos, formatos, texturas e cores. No Brasil, essa verdura ganhou destaque no cultivo hidropônico, tendo em vista a alta produtividade e a redução de doenças quando comparadas ao cultivo convencional. Ela apresenta baixas calorias, mas alto teor de água, que corresponde a 95% do seu peso. Além de fibras, a hortaliça possui cálcio, ferro e fósforo.

Couve


A couve é uma das verduras com maior demanda no Brasil. Consumida crua, cozida ou refogada, ela é rica em nutrientes, tanto que é um dos principais ingredientes dos sucos detox. Quando o assunto é saúde e bem-estar, a couve se destaca dentre as demais, sendo muito procurada nos verdurões de todo o país. Trata-se de uma verdura com excelente potencial de venda e boa rentabilidade para o horticultor.

Espinafre


O espinafre consumido no Brasil pode ser originário da Ásia, Austrália ou Nova Zelândia. Embora se adapte bem a várias regiões do país, os maiores produtores estão concentrados no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Tão fácil de plantar e cultivar como a couve, a alface, o agrião e a rúcula, o espinafre não requer muito espaço na horta, inclusive pode ser cultivado, em caixotes com 20 centímetros ou garrafas pet, em hortas verticais.

Rúcula


A rúcula apresenta sabor característico, mais especificamente um ligeiro ardor. Isso a coloca em destaque dentre as demais, pois um número enorme de pizzarias e restaurantes a procuram para uso em suas receitas. Não é mera coincidência que sempre está presente nas hortas de todo o país. Além de nutritiva, ela enriquece os mais diversos pratos da gastronomia, o que torna o seu cultivo comercial muito promissor.

Conheça os Cursos CPT da Área Horticultura:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Cultivo de Tomate em Estufa

Cultivo de Pepino em Estufa

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 02-03-2021 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Princípios Básicos da Agricultura Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.