A produção artesanal de queijo está regulada pelo Ministério da Agricultura

Norma autoriza a comercialização do produto com menos de 60 dias de maturação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendeu ao pedido dos produtores de queijo artesanal. A produção de queijo está regulada pelo ministério, segundo a Instrução Normativa nº 74, que prevê a possibilidade de maturação de queijos por um período inferior a 60 dias e define requisitos para a sua produção, como forma de garantir a qualidade do produto e atender aos aspectos de sanidade e saúde pública.

As novas regras são válidas apenas para queijarias situadas em regiões certificadas e em propriedades produtoras de leite cru com status livre de tuberculose, brucelose e controle de mastite. O período de maturação será definido por pesquisas e estudos específicos, que serão realizados por comitês técnicos-científicos designados pelo ministério.

O leite utilizado para a produção de queijo será analisado mensalmente em laboratório. Serão verificadas: a composição centesimal, a contagem de células somáticas e a contagem bacteriana total. A propriedade tem de estar em dia com as normas do Programa de Boas Práticas de Ordenha e de Fabricação, controle dos operadores, controle de pragas e transporte adequado. A norma exige que o produtor realize a cloração e o controle de potabilidade da água utilizada nas atividades.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Saiba mais sobre o tema em: http://www.cpt.com.br/cursos-laticinios/artigos/queijos-sensibilidade-bom-gosto-e-mais-sabor-na-sua-vida

Virginia 19-12-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.