2 receitas de carne assada para momentos especiais

2 receitas de carne assada para momentos especiais. O filé assado servido em cama de mandioquinha e o lagarto assado à Lisboa são pratos incríveis e saborosos, perfeitos para momentos especiais.

O filé assado servido em cama de mandioquinha e o lagarto assado à Lisboa são pratos incríveis e saborosos, perfeitos para momentos especiais

2 receitas de carne assada para momentos especiais

No Brasil, a carne assada sofre inúmeras variações - depende da região e da tradição local. Nós recebemos influência da gastronomia mundial, o que torna nossa culinária rica, com pratos incríveis e saborosos. Com a carne assada não é diferente! No Rio Grande do Sul, por exemplo, com a vinda dos espanhóis, a carne de boi passou a ser assada na grelha ou na churrasqueira. Em outras regiões, a carne é assada no forno ou na panela de pressão. Independentemente da forma de preparo, é possível fazer receitas de carne assada para as mais diversas ocasiões, até mesmo as mais especiais.

Filé assado servido em cama de mandioquinha

Ingredientes:

->700 g de filé mignon;->1 cálice de vinho tinto;->3 dentes de alho amassados;->500 g de mandioquinha ou batata baroa;->2 colheres (sopa) requeijão cremoso;->Azeite de oliva (a gosto);->Ervas finas (a gosto);->Pimenta-do-reino (a gosto);->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Na véspera do preparo, tempere o filé com sal, alho, pimenta-do-reino e ervas finas. Regue com vinho e coloque-o, na geladeira, em vasilha coberta com filme plástico. No dia seguinte, regue o filé com o azeite e leve ao forno a 200°C (por 20 minutos). Vire a peça e asse por mais 10-15 minutos (depende do ponto desejado). Deixe a carne descansar.

À parte, amasse as mandioquinhas até formar um purê fino. Tempere com sal, pimenta-do-reino e adicione requeijão. Bata com um fouet e reserve. Em um belo prato, monte a cama da mandioquinha e, por cima, coloque fatias finas de filé e o caldo da carne. Sirva quente.

Lagarto assado à Lisboa

Ingredientes:

->1 kg de lagarto;->2 dentes de alho amassados;->1 cálice de vinho do Porto;->150 g de presunto em fatias;->2 colheres (sopa) de manteiga;->1 xícara (chá) de água aproximadamente;->4 gemas cozidas e amassadas;->Sal, pimenta-do-reino e azeitona preta (a gosto).

Modo de preparo:

Corte o lagarto ao meio e tempere-o com sal, alho e pimenta. Regue com o vinho, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 12 horas. Após esse tempo, distribua as fatias de presunto sobre a carne, em seguida, as gemas e, por fim, as azeitonas. Enrole cuidadosamente a carne e amarre com barbante. Doure a carne na manteiga em uma panela grande. Cozinhe, em fogo baixo, até que a carne fique macia e tenra (jogue água aos poucos). Retire o barbante e corte a carne assada em fatias. Sirva frio.

Fontes: M de Mulher, Revista Cláudia e Wikipédia (com adaptações).

Confira o artigo "Dicas para preparar carne de cordeiro" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Churrasqueiro, em Livro+DVD e Online, da Área Cozinha Profissional, elaborado por José Zaharan Rodrigues Júnior e Mário Augusto Vieira, renomados chefs de cozinha.

Andréa Oliveira 31-10-2017 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.