Novas técnicas são usadas na avicultura

Para conquistar novos mercados, avilcultores apostam em tecnologias

Técnicas modernas têm sido utilizadas na avicultura com a intenção de diminuir o tempo de produção dos frangos até o abate. Produtores criam núcleos e parcerias com granjas, indústrias e qualificam a mão de obra para garantir qualidade do produto, respondendo aos exigentes padrões de segurança alimentar.

O professor Tadeu Cotta do curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que para garantir o conforto do produtor, as parcerias devem ser registradas, o sistema deve ser regido por um contrato, contendo direitos e deveres de cada parte.

O consumo per capita de frango no país chegou a 44,523 quilos, batendo recorde em 2010, segundo levantamento feito pela Apinco - Associação Brasileira dos Produtores de Pinto de Corte. O número é 13,63% maior que em 2009. A pesquisa concluiu que a média do consumo de frango nos últimos 30 anos ficou em 5,6% ao ano, de 1981 a 2010.

Algumas das medidas que podem ser tomadas é a climatização do ambiente. As temperaturas tem de ser controladas de acordo com as necessidades das aves; os ovos devem ser retirados por uma esteira, evitando assim a presença do homem dentro do galpão, tornando as aves mais tranquilas, o que acelera a produção de ovos férteis.

A chegada da ração por uma tubulação também diminui o contato com o homem e garante que a comida chegue à medida que as aves se alimentam. O cardápio pode ser à vontade. A alimentação dos animais também pode adiantar o abate. A água não só mata a sede, mas proporciona um ambiente mais agradável. Ela deve ser fria, se esquentar, deve ser trocada, pois a água quente pode gerar problemas no intestino da ave.

As normas impostas pelo Ministério da Agricultura devem ser seguidas. Caminhões não podem entrar na granja. É permitida a entrada apenas de pessoas autorizadas e essas precisam tomar banho da cabeça aos pés para entrar e qualquer material deve ser fumegado ou desinfetado, essas são algumas das imposições do Ministério para que essa atividade seja exercida.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 27-09-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.