A importância da assistência técnica para a agricultura familiar

A importância da assistência técnica para a agricultura familiar. A assistência técnica para a agricultura familiar otimiza a produtividade da lavoura e melhora a qualidade de vida do produtor rural.

A assistência técnica para a agricultura familiar otimiza a produtividade da lavoura

A importância da assistência técnica para a agricultura familiar

Pesquisas comprovam a importância da assistência técnica para a agricultura familiar. Além de otimizar a produtividade da lavoura, ela melhora a qualidade de vida do agricultor, pois aumenta a renda familiar. O projeto foi colocado em prática por ação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2020, da Sead - Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, em prol do desenvolvimento de pequenos produtores.

Segundo José Ricardo Roseno, secretário da Sead, o suporte técnico especializado é essencial ao agricultor familiar. Por meio dela, ele tem acesso a informações e orientações técnicas essenciais para tornar sua produção comercial. Na verdade, quando um extensionista assiste uma pequena propriedade rural, a lavoura passa a produzir quatro vezes mais - quando comparado a propriedades sem suporte técnico.

De acordo com Éverton Augusto Paiva Ferreira, subsecretário da Agricultura Familiar da Sead, a extensão rural é fator-chave para potencializar os resultados da agricultura familiar. Além de atuar diretamente na produção das famílias rurais, ela amplia os horizontes do produtor nas esferas social, educacional, organizacional e ambiental. Um dos principais objetivos é "estudar o potencial do agricultor e direcionar suas ações para maximizar a produção", completa Fábio Roberto Teixeira Costa, extensionista da Emater-DF.

Graças à assistência de qualidade, um grupo de agricultoras no DF implantou a agroindústria da Associação das Flores do P.A Contagem. Segundo Maria das Dores de Morais Silva, presidente da Associação, o projeto não teria dado certo se não fosse o apoio técnico de Fábio. Hoje elas não apenas administram muito bem os negócios como produzem vários cultivos, além de fabricarem deliciosos quitutes na panificadora.

"Semanalmente, a associação produz vários quilos de bolo, que seguem para a comercialização a preços acessíveis. A cada ano, o faturamento da agroindústria aumenta significativamente, graças às contínuas visitas dos técnicos. Nelas, eles oferecem desde informações técnicas sobre as lavouras, até orientações financeiras, como controle do fluxo de caixa", afirma Maria das Dores com satisfação.

Fonte: agrolink.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agricultura:

Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Projeto de Irrigação Localizada

Aplicação Econômica de Adubos

Andréa Oliveira 27-02-2018 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.