Benefícios do chimarrão à saúde humana

Benefícios do chimarrão à saúde humana. O chimarrão é rico em vitaminas do complexo B, além de vitaminas C, D e E. Sem falar que a erva-mate é fonte de minerais importantes, como potássio, manganês, ferro e fósforo.

O chimarrão apresenta antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres

Benefícios do chimarrão à saúde humana

No Sul do país, o chimarrão, preparado com mistura da erva-mate e água quente, é consumido tradicionalmente pelos gaúchos. Trata-se de um ritual, no qual as pessoas sociabilizam na troca da cuia, de mão em mão, para que todos compartilhem da bebida. Além de um costume prazeroso, tomar chimarrão traz benefícios à saúde humana, pois apresenta vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.

O chimarrão é rico em vitaminas do complexo B, além de vitaminas C, D e E. Sem falar que a erva-mate é fonte de minerais importantes, como potássio, manganês, ferro e fósforo. Pesquisa do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul afirma que o chimarrão auxilia na redução do LDL (colesterol ruim). Além disso, a bebida apresenta antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres.

Além de prevenir o envelhecimento celular e vários tipos de câncer, o chimarrão acelera o metabolismo, pois contém cafeína. Outro benefício da erva gaúcha é “fornecer energia ao organismo, para a prática de atividades físicas”, completa Rucielli Frohlich, nutricionista responsável pelo programa de emagrecimento Mente Magra. A bebida também aumenta os níveis de dopamina reduzindo a ansiedade.

Segundo Sorella Mendes, psicoterapeuta e idealizadora do programa de emagrecimento Mente Magra, tomar chimarrão é uma excelente terapia. O compartilhamento da bebida entre as pessoas contribui com a socialização, promovendo satisfação e relaxamento às pessoas. Por todos esses benefícios, vale à pena consumir chimarrão regularmente. Embora o consumo de chimarrão não seja muito comum em outras regiões, a erva-mate pode ser encontrada em supermercados em todo o Brasil.

Maior produtor

De acordo com a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura do IBGE, o Paraná é o maior produtor da erva-mate. O estado engloba 86,4% da produção nacional, principalmente as cidades de Bituruna, Cruz Machado e São Mateus do Sul. Mato Grosso do Sul também é um grande produtor da erva-mate. Em 2006, o estado produziu cerca de 356 mil toneladas, com crescimento de 1,7% no ano.

Mercado

A erva-mate tem conquistado o mercado exterior. O faturamento com a exportação do produto quadruplicou no primeiro semestre de 2018, quando comparado ao mesmo período em 2017. Foram US$ 521 mil comercializados em erva-mate e a Alemanha foi sua principal compradora. De janeiro a junho de 2017, a receita com a exportação de erva-mate chegou a US$ 124 mil e a França foi sua principal compradora.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção Comercial de Plantas Medicinais em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Bertalha – planta medicinal de uso culinário".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 14-09-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.