Confira a deliciosa receita de cuscuz paulista

Confira a deliciosa receita de cuscuz paulista. O cuscuz paulista é feito com farinha de milho, sardinha, vegetais e ovos cozidos.

O cuscuz paulista é feito com farinha de milho, sardinha, vegetais e ovos cozidos

Confira a deliciosa receita de cuscuz paulista

A suposta origem do cuscuz paulista vem dos tropeiros, que transportavam sua comida em farnéis. Um certo dia, com o trote dos cavalos, as provisões (carne seca, farinha de milho e outros) se misturaram no farnel, dando origem ao prato. Entretanto, a origem mais acertada é que a iguaria veio da África. Segundo Luís da Câmara Cascudo, antropólogo e autor de História da Alimentação no Brasil, o cuscuz tem origem moura.

Da região que se estendia do Egito ao Marrocos, o cuscuz seguiu para Portugal e, de lá, para o Brasil. O prato que era feito tradicionalmente com farinha granulada de cevada ou trigo, sofreu adaptações em nosso país. Preparado com farinha de milho, vegetais, peixe ou carne e ovos cozidos, o cuscuz conquistou inicialmente os paulistanos. Mas com o passar dos anos, encantou o paladar dos brasileiros nas mais diversas regiões.

Confira a receita do delicioso cuscuz paulista:

Ingredientes:

->5 xícaras (chá) de farinha de milho;->3 xícaras (chá) de água;->4 dentes de alho amassados;->2 cebolas roxas;->1 pimentão vermelho;->1 pimentão amarelo;->1 pimentão verde;->3 ovos cozidos;->1 lata de seleta de legumes;->1 lata de milho;->100 g de azeitonas verdes em rodelinhas;->1 lata de tomates pelados em cubos;->3 latas de sardinha;->Pimenta-do-reino (a gosto);->Cheiro verde (a gosto);->Azeite (a gosto);->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Refogue o alho, a cebola e o pimentão no azeite. Acrescente a seleta de legumes, o milho, as azeitonas, os tomates pelados e a sardinha. Adicione sal e pimenta. Misture bem. Retire do fogo e acrescente cheiro verde. Coloque a água fervente e, depois, a farinha de milho, aos poucos, até dar o ponto. Reserve. À parte unte uma forma grande de pudim. Enfeite com rodelinhas de azeitona, pimentões amarelo e vermelho, pedaços de sardinha e ovos cozidos. Coloque cuidadosamente a massa na forma. Quando esfriar, desenforme. Sirva frio.

Conheça o Curso a Distância CPT de Cozinha Brasileira em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Receitas com milho, mexerica e batata doce da safra de julho".

Fontes: revistagloborural.globo.com; revistacasaejardim.globo.com (com adaptações)

Andréa Oliveira 24-09-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.