Aprenda a receita de pirão de cambira (peixe defumado)

Aprenda a receita de pirão de cambira (peixe defumado). O peixe defumado pode ser preparado com tainha ou filé de atum, após passar por cerca de uma hora em salmoura.

O pirão de cambira (peixe defumado) é preparado com peixe defumado e farinha de mandioca fininha

Aprenda a receita de pirão de cambira (peixe defumado)

O peixe defumado pode ser preparado com tainha ou filé de atum, após passar por cerca de uma hora em salmoura, o mesmo período em secagem e, por fim, mais 30 minutos de defumação. Como resultado surge uma iguaria de dar água na boca, que pode ser degustada, ao natural, ou ainda em pratos, como pirão. Peixes defumados são muito comuns nos estados do Sul do país, como Santa Catarina.

Como é muito comum aos catarinenses consumirem peixe defumado, eles são experts em utilizar esse ingrediente em pratos como o pirão de cambira. Tanto eles gostam de pirão que Santa Catarina é conhecida como “capital nacional o pirão”. Há mais de 20 anos, a cidade de Barra Velha (SC) promove um grande evento conhecido como “Festa Nacional do Pirão”. Então, que tal fazer a deliciosa receita de pirão de cambira?

Para fazer a receita, é necessário usar uma farinha de mandioca bem fininha e de qualidade, além do caldo quente do peixe defumado. O nome “cambira” se refere a uma espécie de cipó típico do litoral de Santa Catarina. Há séculos, ele foi utilizado como suporte na secagem do pescado, para produzir peixe defumado.

Ingredientes:

->3 kg de peixe defumado (tainha);->7 tomates maduros sem pele;->3 cebolas médias picadas;->1 pimentão médio picado;->4 dentes de alho amassados;->4 colheres (sopa) de extrato de tomate;->4 xícaras (chá) de água;->Cheiro verde a gosto;->Azeite a gosto;->Pimenta-do-reino a gosto;->Farinha de mandioca fininha;->Suco de 2 limões;->Sal a gosto.

Modo de preparo:

Deixe o peixe defumado de molho por 12 horas. Nesse período, troque a água de duas em duas horas. Após dessalgar o peixe, escorra a água. À parte, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates picadinhos, o pimentão picadinho, o extrato de tomates, a pimenta-do-reino e o cheiro verde picadinho. Junte água quente e deixe levantar fervura. Adicione o peixe defumado dessalgado e ferva por 10 a 15 minutos. Acerte o sal.

Desligue o fogo e retire o peixe. Adicione a farinha de mandioca levemente, mexendo com a ajuda de um fouet para não empelotar. Não exagere na farinha! A consistência deve lembrar um pirão fino, com o aspecto brilhante. Decore com o peixe e salsinha. Sirva com arroz branco.

Conheça o Curso a Distância CPT Técnicas de Processamento de Peixes em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Indústria da Carne.

Fonte: revistagloborural.globo.com (com adaptações)

Andréa Oliveira 06-09-2018 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.