Conserva de pimenta malagueta: dicas para o preparo

Conserva de pimenta malagueta: aprenda algumas dicas para o preparo que certamente favorecerão seu aspecto visual e seu sabor.

A conserva de pimenta malagueta é feita de forma artesanal, mas requer alguns cuidados para que o produto final tenha alto padrão de qualidade

Conserva de pimenta malagueta: dicas para o preparo

Fazer conserva de pimenta malagueta é um processo artesanal. Embora o preparo seja fácil e prático, a produção requer alguns cuidados para que o produto final tenha alto padrão de qualidade. O aspecto visual da conserva é o que atrai os clientes; portanto, quanto mais vermelha e brilhante a conserva de malagueta, melhor a aceitação no mercado consumidor.

Segundo a professora Roseane Mendonça de Figueiredo, do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta, as características sensoriais da conserva de malagueta exercem papel fundamental na decisão de compra do consumidor, uma vez que é por meio da observação que o consumidor seleciona, escolhe e consome o alimento.

Outro fator de extrema importância para preparar a melhor conserva de malaguetas é secá-las bem com um pano limpo. Isso deve ser feito, pois qualquer umidade na pimenta poderá fazer com que a conserva torne-se embolorada.

Siga algumas dicas para o preparo das conservas:

Usando a criatividade, você pode preparar as conservas de pimenta malagueta ao natural, com outros tipos de pimenta, alho, cebola, folhas de louro e até sementes de mostarda. Além de deliciosas, você aumentará seu leque de opções para os clientes, atendendo a todos os gostos.

Independente do tipo de conserva, você deve lavar bem as pimentas em água corrente. Em seguida, todas devem ser bem secas em um pano limpo, para não comprometer a qualidade final do produto, principalmente porque se trata de um produto artesanal e natural. Os cabinhos também devem ser retirados. Lembre-se disso!

A conserva simples é preparada com a adição de sal e azeite. Para que as pimentas absorvam a salmoura, faça pequenos cortes sobre elas. Os vidros onde serão acondicionadas devem ser esterilizados, assim como as tampas.

Se quiser incrementar a conserva, proceda como no preparo da conserva simples e adicione fatias finas de alho e folhas de louro. Você pode substituir o azeite por vinagre ou mesclar ambos. Lembre-se de deixar um espaço entre a tampa e a boca do vidro. Feche-o bem para não entrar ar.

Outra opção de conserva de malagueta é adicionar cebola picada em fatias, grãos de mostarda e sal. Nesse caso, você poderá usar uma cachaça de boa qualidade. Mas aqueça-a previamente em fogo baixo. Encha o vidro com 75% de cachaça e complete com o azeite.

Assim que apurarem bem o sabor, as malaguetas já estarão prontas para o consumo!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Assim se Faz e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 21-08-2015 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.