Quais são os cuidados na colheita e pós-colheita do taro?

O produtor deve ter em mente que alguns cuidados na colheita e pós-colheita devem ser tomados para que o taro mantenha sua qualidade até o momento da comercialização

Quais são os cuidados na colheita e pós-colheita do taro?

O taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta, é conhecido como inhame nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Pertence à família das aráceas, juntamente com a taioba. Taro é o nome usado internacionalmente para essa planta, por isso está sendo assim adotado entre os pesquisadores e os produtores.

O ciclo de cultivo é muito variável, indo de cinco até doze meses, de acordo com as variedades e as condições de cultivo.

Para garantir a qualidade do produto para comercialização e reduzir as perdas, alguns cuidados durante a colheita e pós-colheita devem ser tomados:

- O ponto de colheita do taro é identificado pelo amarelecimento e o aparecimento de manchas cor de ferrugem nas folhas.
- O arranquio das plantas é feito manualmente com o auxílio de enxadão ou enxada.
- Depois da colheita, os “dedos”, ou rizomas laterais, são separados da “cabeça”, ou rizoma central. Em seguida, retiram-se o excesso de pequenas raízes e um pouco do pelo que envolve a túnica.
- O taro deve ser colhido na época certa, pois, se ficar no campo após o ponto de colheita, a planta inicia a brotação, utilizando as reservas armazenadas, prejudicando as qualidades do produto.
- Os rizomas destinados à comercialização devem ser lavados e secados.
- São comercializados os “dedos” e as “cabeças”, sendo que aqueles têm maior valor comercial.
- O padrão comercial do taro é o rizoma, que pesa de 100 a 200 gramas, com diâmetro de 6 centímetros e comprimento de 10 a 12 centímetros.
- Depois de colhido, o taro pode ser armazenado em galpão fresco e bem ventilado, espalhado em camada fina, de modo que o ar possa circular entre os rizomas. O período de armazenamento pode ser de até 60 dias.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica

Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 02-03-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.