Mini legumes têm saída garantida em supermercados e feiras

Os mini legumes vêm ganhando cada vez mais espaço na mesa dos consumidores

Mini legumes têm saída garantida em supermercados e feiras

Os consumidores mais atentos já devem ter notado uma nova categoria de hortaliças nas seções de hortifrútis de alguns supermercados: os mini legumes ou baby leaves (folhas jovens).

Esses mini legumes são notáveis por sua aparência atraente e tamanho reduzido, mas é importante destacar que essa diminuição de tamanho não compromete em nada sua qualidade nutricional. Ao que tudo indica, os mini legumes não são apenas uma moda passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar.

Embora o consumo dessas variedades ainda seja limitado no Brasil, uma vez que o mercado está em sua fase inicial, estão surgindo campanhas de conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente para crianças, que muitas vezes são exigentes e relutantes em consumir legumes.

Os mini legumes podem ser uma solução para esse problema, pois seu tamanho reduzido e cores vibrantes tornam a alimentação mais atraente. Na Europa, Estados Unidos e Japão, os baby leaves já estão presentes nas refeições há cerca de cinco anos, com expectativas de crescimento contínuo.

Muitas pessoas podem se preocupar com o processo de produção desses mini vegetais, mas é importante esclarecer que a produção dessas variedades não envolve alterações químicas prejudiciais à saúde. A versão mini de alguns produtos é obtida por meio do uso de sementes especiais, híbridas e, em alguns casos, geneticamente modificadas, como é o caso dos mini pimentões e mini morangas. Outros mini legumes, como as mini berinjelas e mini abobrinhas, são apenas colhidos antes de atingirem o tamanho máximo, mantendo a mesma aparência, mas com tamanho reduzido.

Quanto à produção de mini legumes, o sistema de hidroponia é altamente recomendado. Os cuidados com esses minivegetais são semelhantes aos destinados aos legumes de tamanho tradicional, com a única diferença de que é necessário prestar uma atenção especial à fase de mudas. Isso ocorre porque, em caso de um ataque de insetos durante essa fase inicial, pode não haver tempo suficiente para a recuperação da planta, comprometendo a produção dos baby leaves.

Aqui estão algumas informações sobre alguns mini legumes:


- Mini abóbora: é adequada para o cultivo em todas as regiões do Brasil e pode ser colhida após 90 dias. É uma variedade extremamente produtiva e robusta, além de ter um sabor muito agradável.

- Mini alface: possui folhas vermelhas quase roxas, o que a torna muito atraente, além de ser saborosa. Essa variedade é versátil e tem uma vida útil prolongada após a colheita.

- Mini tomate-cereja preto: essa planta de tomate é extremamente vigorosa, resistente e produtiva. Os tomates continuam a crescer ano após ano após o primeiro plantio.

- Mini cenoura: trata-se de uma variedade precoce, com coloração laranja, com apenas 2,5 cm de comprimento por 4 cm de diâmetro. Possui uma textura crocante, pele suave e um sabor muito agradável.


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura. 
Por Silvana Teixeira.

Silvana Teixeira 20-12-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.