Bokashi: o que é, como fazer e modo de aplicação

O bokashi é um adubo orgânico rico em nutrientes, incluindo nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, além de micronutrientes

Bokashi: o que é, como fazer e modo de aplicação

Por muito tempo, antes do uso generalizado de fertilizantes químicos, agricultores costumavam utilizar tortas e farelo de oleaginosas como adubos orgânicos, incorporando-os ao solo. No entanto, esse processo tinha desvantagens, pois a rápida decomposição de proteínas, gorduras e açúcares resultava na liberação de gases e calor, o que prejudicava as raízes das plantas.


"Para contornar esse problema, alguns agricultores optavam por incorporar esses materiais ao solo um mês antes do plantio, mas isso levava à perda de nutrientes solúveis por lixiviação, como nitrogênio, potássio e micronutrientes", explica Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

A solução para esses problemas veio com a compostagem dos materiais orgânicos na forma de bokashi. Nesse processo, após a fermentação, o material é incorporado ao solo, tornando os nutrientes disponíveis para as plantas. O bokashi é um adubo orgânico rico em nutrientes, incluindo nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, além de micronutrientes.

Diferentemente dos adubos químicos, o bokashi libera gradualmente os nutrientes para as plantas devido à ação de microrganismos na rizosfera das plantas, não dependendo do processo de osmose.

Fórmula simples para preparar o bokashi


1- Ingredientes para o Bokashi

500 kg de terra virgem ou subsolo avermelhado.
120 a 200 kg de farelo de arroz.
120 a 200 kg de esterco puro e seco de galinha poedeira.
50 a 100 kg de farinha de osso.
1 L de inoculante.


2- Modo de Preparar o Bokashi

- Prepare o bokashi em um local coberto e ventilado para protegê-lo da chuva e do sol direto.
- Misture uniformemente os ingredientes secos.
- Aplique o inoculante diluído em cerca de 100 L de água com um regador com crivo.
- Misture bem para distribuir a umidade.
- Adicione água e misture novamente até atingir 50% de umidade, o que significa que, quando você aperta um punhado da mistura, ela forma um torrão que se desfaz facilmente, sem escorrer água entre os dedos.
- Monte o material em forma de pirâmide, com 1 a 1,2 metros de altura.
- Cubra o monte com sacos de aniagem para evitar o ressecamento da superfície.
- Durante a fermentação, a temperatura aumentará. Quando o interior do monte atingir 60°C, vire o monte.
- Pode ser necessário virar o monte mais de uma vez por dia, dependendo da temperatura.
- Quando a fermentação terminar, a temperatura não subirá mais, o que geralmente ocorre em cerca de cinco dias.


Modo de Aplicação do Bokashi


O bokashi pode ser aplicado imediatamente após a fermentação e quando a temperatura se estabilizar. Se estiver com 12% de umidade, pode ser ensacado e armazenado para uso posterior. A dosagem varia conforme a cultura, mas uma base de 150 g por metro linear ou de 500 a 1.000 g/m² é comum.


Para enriquecer o bokashi, você pode adicionar o fino de carvão tratado com extrato pirolenhoso na proporção de 1 L de extrato para 50 litros de água, o que é suficiente para tratar 100 kg de fino de carvão. Essa mistura pode ser aplicada em 500 a 1.000 kg de bokashi.


Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:



Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Silvana Teixeira 20-09-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.