Tudo sobre reciclagem: vantagens da separação do lixo

O primeiro passo a ser dado para realizar a reciclagem de materiais descartados é a correta separação do lixo

Tudo sobre reciclagem: vantagens da separação do lixo

“O primeiro passo a ser dado, para realizar a reciclagem de materiais descartados, é a correta separação daquilo popularmente denominado lixo. Ao separar criteriosamente os resíduos nos domicílios, o processo de transformação desses componentes em novos produtos é mais bem feito e higiênico”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso CPT a Distância e Online Gerenciamento de Limpeza Urbana.

A reciclagem reduz significativamente o volume de lixo em aterros sanitários e lixões. Na verdade, ao separar os materiais recicláveis, é possível economizar recursos naturais e agregar valor a papéis, plásticos, vidros e metais usados. Sem falar que são garantidas aos catadores de lixo melhores condições de trabalho. Além disso, com a correta destinação final dos resíduos sólidos, o impacto ambiental é reduzido.

Dicas para separar o lixo doméstico


Em hipótese alguma, os recicláveis podem ser misturados com os orgânicos (restos de alimentos). Plásticos, vidros, metais e papéis devem ser separados em sacos diferentes. Caixas do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico devem ser limpos e secos. Papéis precisam estar secos, sem amassados (mas podem ser dobrados). Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em papel resistente.

Materiais recicláveis


São chamados de materiais recicláveis todos os resíduos sólidos descartados, que permitem transformação total ou em parte. Com isso, eles retornam à cadeia produtiva como o mesmo produto ou produto distinto do original. São eles: papéis, plásticos, vidros, metais e isopor.

Isopor

Embora o isopor seja reciclável, o processo é inviável economicamente. O descarte deve ser feito no coletor de plástico, pois eles podem ser transformados em blocos de construção civil. Uma boa opção para aproveitar o isopor usado é no preenchimento de vasos de plantas.

Plásticos

Segundo pesquisas, grande parte do lixo produzido no mundo é constituída de plástico. Portanto, sua reciclagem é de suma importância ao meio ambiente. Podem ser reciclados desde sacos de supermercado e garrafas pet até tampinhas e brinquedos.

Papéis

A maior parte dos papéis são recicláveis, até mesmo caixas de leite longa vida e papelão. Mas é importante que eles não estejam impregnados de material orgânico, como é o caso das caixas de pizza e dos papéis higiênicos.

Vidros

A maior parte dos vidros permitem reciclagem, contanto que sejam previamente limpos e secos. Mas atenção: vidros temperados, espelhos, cristais, cerâmica, porcelana e lâmpadas são materiais não recicláveis.

Metais

Os metais, principalmente latas e objetos de alumínio, são recicláveis. O mesmo vale para parafusos e pregos. Em contrapartida, canos, esponjas de aço, grampos e clipes não são recicláveis.

Embalagens mistas


As embalagens mistas devem ser desmontadas, se possível, e descartadas nos devidos coletores. Em relação às cartelas de comprimidos, elas devem ser descartadas nas latas de plástico, assim como o isopor.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Definição e características dos resíduos sólidos".

Fonte: mma.gov.br

Andréa Oliveira 04-12-2018 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.