Obtenha silagem na sua produção de ruminantes

Dentre os diversos alimentos que podem ser fornecidos ao gado, para cumprir esse papel de suplemento alimentar, a silagem se destaca

 

Dentre os diversos alimentos que podem ser fornecidos ao gado, para cumprir esse papel de suplemento alimentar, a silagem se destaca

Sabe-se que no Brasil há variações brutas de climas durante todo o ano e por isso é necessário ter alternativa de alimentação para os ruminantes sem ser as pastagens. E, dentre os diversos alimentos que podem ser fornecidos ao gado, para cumprir esse papel de suplemento alimentar, a silagem se destaca, desde que seja produzida com as mais diversas espécies forrageiras, a baixo custo e utilizada corretamente.


O milho é a cultura padrão para ensilagem, pela tradição no cultivo, pela elevada produtividade e pelo bom valor nutritivo. Outras forrageiras podem ser usadas, como o sorgo, que é a segunda opção mais adotada entre pecuaristas, depois do milho e, ainda, a cana-de-açúcar e o girassol.
Para se formar a silagem é necessário a conservação das forragens por meio da fermentação dos açúcares presentes nas forragens, em ácidos orgânicos em ambientes anaeróbios.


Para a produção de silagem com eficiência produtiva e econômica, o planejamento e a adequada execução das diversas etapas antes da ensilagem, durante a ensilagem e após a abertura do silo, são cruciais, assim como a escolha de variedades que produzam maior volume de massa verde por área plantada, um bom preparo do solo e correto plantio, observação do ponto correto de corte e a regulagem e manutenção das máquinas e implementos utilizados durante o processo.


A variação produtiva das forrageiras, mesmo sem o fator precipitação como limitante, ocorre devido a outros fatores climáticos, como: temperatura, incidência luminosa, condições do solo, dentre outros; que possuem curvas de variação ao longo do ano similares à curva de produtividade das forrageiras.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista aos vídeos abaixo:

 

Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Animal

Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 24-03-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.