Dicas para o plantio direto

O plantio direto permite a exploração agrícola das áreas de cultivo com pouca interferência no solo

O plantio direto permite a exploração agrícola das áreas de cultivo com pouca interferência no solo

No plantio direto tem-se o intuito de uma exploração saudável do solo. As sementes são introduzidas em pequenas fendas de no máximo 10 cm de profundidade, preservando matéria orgânica e a estrutura do solo.


 "A utilização da camada protetora, seja de mato ou de palha, sobre o solo, é a peça principal para se alcançar, conjuntamente, uma boa produtividade e manter o solo sob boas condições físicas e estruturais para os plantios seguintes" explica o professor Caetano Marciano de Souza do Curso Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo . Com isso há vários benefícios, como:


 - Controle de erosão:
a cobertura de matéria seca sobre o solo funciona como um amortecedor do impacto das gotas d’água da chuva ou irrigação sobre o solo
 - Aumento da infiltração: resistência ao escoamento da água sobre a superfície do solo. Isso irá facilitar a infiltração da água através da superfície do solo e a sua percolação através do perfil do solo, o que resultará em maior abastecimento de água dos lençóis subterrâneos.
 - Redução da evaporação da água do solo: A cobertura da superfície do solo reduz a evaporação, fazendo com que o solo permaneça úmido por períodos mais prolongados.
 - Boas condições de temperatura: A redução da temperatura, associada à boa umidade, beneficia a absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas.
 - Controle de plantas invasoras: Essa cobertura funciona como isolante de luz, não permitindo que as sementes das plantas invasoras recebam luz na quantidade necessária.

 Apesar de, à primeira vista, a implantação do sistema de plantio direto parecer não ter nenhuma distinção de uma região para outra, vale ressaltar que sua implantação deve ser feita mediante a observação de características climáticas e tipo do solo.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:  


Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 25-08-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.