Centro de Produções Técnicas


Receita de broa de fubá com queijo e bacon

A broa de fubá com queijo e bacon é uma adaptação da antiga broa servida aos senhores de fazenda mineiros

Receita de broa de fubá com queijo e bacon

A suposta origem da deliciosa broa de fubá remonta à época da colonização. Com a chegada dos africanos e portugueses, o milho tornou-se o ingrediente principal de muitos pratos, assim como o seu subproduto artesanal, o fubá. Mas o verdadeiro registro histórico da saborosa iguaria no Brasil vem de 1733. Um dos habitantes de Vila Rica (Ouro Preto), o senhor Domingos de Souza Braga, em uma de suas anotações dos gastos domésticos, escreve “treze boas”.

Entretanto, no século XIX, a broa de fubá tornou-se elemento principal da mesa do café da manhã ou da tarde dos senhores de fazenda mineiros. Desde então, o quitute é encontrado em todas as regiões do país, inclusive no Sul, tanto doce como salgada. Que tal aprender o preparo da receita de broa de fubá com queijo e bacon? Vamos aos ingredientes?

Ingredientes:

->5 ovos inteiros;
->1 ½ xícara (chá) de óleo de girassol (ou milho);
->2 xícaras (chá) de leite integral;
->3 copos de farinha-de-trigo;
->3 copos de fubá mimoso;
->1 colher (sopa) de fermento-em-pó;
->100 gramas de queijo parmesão ralado;
->1 ½ xícara de bacon picadinho;
->Cheiro verde (a gosto);
->Sal (a gosto).

Modo de fazer:

Peneire os ingredientes secos (exceto o fermento). Acrescente os ovos, o óleo, o queijo e o sal. Bata bem com a ajuda de um fouet. À parte, frite o bacon e escorra bem a gordura. Junte à mistura de fubá mexendo levemente. Adicione o cheiro verde e, por fim, o fermento. Leve ao fogo médio (a 180°C) em forma untada e enfarinhada. Assim que formar uma casquinha dourada, a broa de fubá está pronta. Sirva com café ou chá.

Fontes: O Diário Online e Gshow (com adaptações).

Confira o artigo “Receita de broa de fubá com abóbora da Serra da Mantiqueira” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT de Cozinha Brasileira, em Livro+DVD e Online, da Área Cozinha Profissional, elaborado por Eiji Tomimatsu, especialista com Lato Sensu em Gastronomia Funcional pela FAMESP.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário