Por que produzir cachaça orgânica?

A cachaça é uma bebida de graduação alcoólica que varia de 38% a 54%, à temperatura de 20°C, obtida por destilação simples do caldo fermentado extraído da cana

Por que produzir cachaça orgânica?

Tipicamente brasileira, a cachaça também é conhecida por: abrideira, água que gato não bebe, água de setembro, branquinha, caninha, mata-bicho, meu consolo, perigosa, sumo de cana, teimosa, uca, dentre outros nomes.

A cachaça é a bebida genuinamente brasileira e, quando sua produção é orgânica e artesanal, destaca-se pela qualidade diferenciada e passa a ter valor agregado, o que compensa na venda no mercado externo. Geralmente, o litro da cachaça artesanal chega a custar quatro vezes mais do que a cachaça industrial.

Por outro lado, se somada a investimento em embalagens e envelhecimento em tonéis de madeira, confere maior valor agregado à bebida. Reconhecida mundialmente como uma boa bebida, a cachaça está alcançando lugar privilegiado tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Com relação ao público, até alguns anos atrás, o consumo era restrito às classes mais baixas e começou a atingir um público de renda mais elevada, inclusive no mercado externo, com a introdução da qualidade diferenciada. No produto artesanal, a agregação de valor se dá por maior investimento em qualidade e embalagem.

Quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana e quando há cuidados com os padrões de qualidade, inerentes ao processo, ela poderá se tornar uma excelente opção de renda para o produtor.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 01-06-2023 Cachaça

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.