Por que envelhecer a cachaça em tonel de madeira?

O envelhecimento, além de melhorar o aroma e o paladar, pode modificar a coloração, torna a cachaça macia, aveludada, atenuando a sensação secante do álcool

Por que envelhecer a cachaça em tonel de madeira?

Após a destilação, a cachaça proveniente do coração deverá ser conduzida para a unidade de armazenagem, onde passará pelo processo de envelhecimento e de engarrafamento, antes de ser colocada no comércio.

O envelhecimento, além de melhorar o aroma e o paladar, pode modificar a coloração, de branca para amarelada, torna a cachaça macia, aveludada, atenuando a sensação secante do álcool.

O envelhecimento em tonéis de madeira é recomendável e não há a necessidade de prévio arejamento, visto que a porosidade da madeira permite o fluxo do oxigênio e trocas necessárias entre a bebida e a madeira.

Internacionalmente, utiliza-se para essa prática o carvalho, seja de origem europeia ou americana. Já, no Brasil, devido à diversidade de espécies de árvores que compõem aflora local, além de tonéis importados de carvalho, diferentes madeiras costumam ser utilizadas para fabricação de tonéis para envelhecimento de cachaça.

Como cada madeira possui características peculiares, uma infinidade de sabores e aromas pode ser conferida às bebidas envelhecidas nessas madeiras.

As madeiras nacionais mais usadas são: bálsamo, jatobá, freijó, ipê, amburana, peroba, jequitibá, louro, grápia, amendoim, entre outras, de acordo comas disponibilidades regionais.

As condições climáticas sugeridas para o envelhecimento são: local fresco, com temperatura entre 15°C e 20°C, umidade relativa de 70% a 90%, e com arejamento adequado.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 25-11-2022 Cachaça

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.