Como prevenir pragas e doença na plantação de pimentas?

Como qualquer lavoura, a de pimentas não está livre de ataques de pragas e doenças. Por isso, a prevenção é a melhor solução

Como prevenir pragas e doença na plantação de pimentas?

Todas as lavouras de pimenta estão sujeitas ao ataque de pragas e doenças. Essas pragas e doenças são indesejáveis, porque produzem menos e geram produtos de aparência desagradável. Esse é um fator muito importante para a produção de pimenta, pois, para a maioria dos produtos fabricados a partir da pimenta a aparência é fundamental.

Os principais métodos de controle de pragas e doenças devem considerar as condições favoráveis para o seu aparecimento, a maneira como a praga ou a doença pode chegar ao local do plantio e como elas podem se disseminar e permanecer na área, inviabilizando a produção atual e futura.

Existem diversas medidas profiláticas que podem ser utilizadas para alcançar o sucesso do controle fitossanitário, como o uso de sementes de boa procedência, produzidas de forma correta na propriedade, ou por firmas idôneas, plantio de cultivares resistentes às principais pragas e doenças de sua região e, por fim, a condução da lavoura seguindo as orientações técnicas que buscam tornar as condições menos favoráveis às pragas e doenças.

Depois que a praga ou a doença se estabeleceu, em alguns casos, se faz necessária a aplicação de produtos químicos para o seu controle. Para isso, é importante buscar orientação técnica e seguir o receituário agronômico feito por técnicos capacitados.

Como para as doenças, a forma mais eficiente e econômica de prevenir os danos causados por insetos e ácaros é o monitoramento da lavoura, de modo que esses possam ser detectados no início do ataque, o que pode ser feito pela determinação direta do número de insetos ou de sintomas de ataque de doenças sobre as plantas ou de seus danos sobre elas ou por outras formas existentes.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 27-04-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.