Beterraba orgânica: quando realizar a colheita?

Raiz tuberosa da família das Quenopodiáceas, a beterraba é rica em açúcar e ótima fonte de vitaminas e fitoquímicos

Beterraba orgânica: quando realizar a colheita?

A beterraba (Beta vulgaris) pertence à família das Quenopodiáceas, que inclui, também, a acelga e o espinafre. A parte comestível da beterraba é uma raiz tuberosa.

Essa hortaliça é típica de climas temperados, exigindo temperaturas amenas ou frias para produzir bem, com melhor desenvolvimento em temperaturas entre 10 e 20 graus centígrados.

Por causa dessas exigências, a semeadura da beterraba é feita de abril a junho, principalmente em locais baixos, com altitude inferior a 400 m. Em altitudes superiores a 800 m, a semeadura pode ser feita de fevereiro a julho.

No entanto, em locais que apresentam verões com temperaturas amenas, pode ser semeada o ano todo, com pequena redução de rendimento no período do verão.

O ponto de colheita é determinado pela preferência dos consumidores, quando a raiz atinge o tamanho desejado. Em linhas gerais, o mercado prefere raízes com seis a oito cm de diâmetro transversal, pesando cerca de 150 a 200 g.

Quando é feita a semeadura direta, a colheita da beterraba se inicia depois de 60 a 70 dias. Em caso de transplante, a colheita começa mais tarde, dos 80 aos 90 dias.

Em sistemas orgânicos de produção, o rendimento médio, em nível de propriedade rural, tem sido na faixa de três a quatro quilos por metro quadrado, ou seja, de 30 a 40 t por hectare.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 27-07-2023 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.