Centro de Produções Técnicas


Turismo rural – negócio lucrativo e promissor

O turismo rural permite a exploração de uma série de atividades na propriedade rural, como um negócio lucrativo e promissor
Turismo rural – negócio lucrativo e promissor

“O turismo rural é um negócio lucrativo e promissor. Entretanto, isso exige do fazendeiro uma série de considerações sobre o potencial de sua propriedade e a sua capacidade de transformar os atrativos que a propriedade rural oferece aos visitantes em produto vendável”, afirma Fábio Morais Hosken, professor do Curso a Distância CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, em Livro+DVD e Online, da Área Turismo Rural e Ecológico.

Nas últimas décadas, as pessoas têm procurado atividades de lazer mais saudáveis e nada mais saudável que o contato com o campo. A grande demanda pelo turismo rural tem movimentado o agronegócio brasileiro onde os agricultores familiares obtêm grande destaque. Trata-se de um tipo de negócio perfeito para micro e pequenos empreendedores. Na verdade, 90% do setor é comandado por empresários de pequeno porte.

Desde 2014, o turismo tem caminhado a passos largos e movimenta bilhões de reais no país. Ele é responsável pelo aquecimento da nossa economia e emprega dezenas de profissionais em várias regiões. Com o surgimento do turismo rural, o setor enriqueceu ainda mais. Implantado, pela primeira vez, em Lajes (SC), ele passou a complementar a renda de inúmeras famílias rurais e assim tem feito até hoje.

Desde então, as atividades de turismo rural passaram a ser planejadas, organizadas e regulamentadas para oferecer aos turistas lazer com segurança e qualidade. Isso impulsionou o surgimento de novas linhas de turismo rural, como o turismo de aventura. O rafting, por exemplo, segue criteriosamente as normas da ABNT. Inclusive, a capacitação tornou-se requisito essencial aos profissionais da área.

“O profissional do turismo rural deve deter determinadas habilidades específicas da área, como o conhecimento dos mais diversos ambientes naturais e da importância da conservação ambiental. Além de transmitir aos turistas informações fidedignas sobre os locais visitados, conduzindo-os com segurança e monitorando-os quando necessário”, afirma Lúcia Maria Viggiano, professora do Curso a Distância CPT Qualificação de Profissionais para Turismo Rural, em Livro+DVD e Online, da Área Turismo Rural e Ecológico.

Além disso, os agentes vinculados ao desenvolvimento turístico agropecuário devem se alinhar em prol da valorização da identidade local. Para isso, o profissionalismo do setor deve ser primordial, para que a expansão ocorra de forma eficiente e produtiva. Enfim, buscar cursos de capacitação, participar de eventos da área e realizar contínua reciclagem profissional são o fator-chave para o sucesso do turismo rural na região.

Essa nova vertente de turismo permite a exploração de uma série de atividades na propriedade rural – desde a hospedagem em hotéis fazenda e o lazer nos pesque-pagues, até as atividades equestres e a comercialização de produtos da roça. Portanto, é uma oportunidade de negócio com alta rentabilidade e perspectivas de crescimento.

Fonte: ISAE Coop.

Confira o artigo “Senado aprova projeto de incentivo ao turismo rural” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário