O que fazer com a matéria orgânica presente no lixo?

O lixo tem na sua composição química e física os componentes inertes e os orgânicos. Dentre estes, destaca-se, em primeiro lugar, a matéria orgânica como principal componente

O que fazer com a matéria orgânica presente no lixo?

São identificados como resíduos comuns, o lixo produzido nas residências, nos prédios públicos, nas escolas, e aqueles provenientes do setor comercial. Em geral, este lixo é composto de materiais orgânicos, papel, papelão, plástico, vidro, metal e outros.

A matéria orgânica presente no lixo, serve como material para enriquecimento do solo através da compostagem e minhocultura. No Brasil, ela representa aproximadamente a metade de todo o resíduo sólido produzido em uma cidade.

Esta fração do lixo, quando não tratada adequadamente, é a principal responsável pelo mau cheiro e por atrair os animais que acabam transmitindo doenças graves aos seres humanos.

Para ser reciclado, o lixo orgânico deve ser recolhido separadamente, pois se estiver misturado às outras frações do lixo (materiais recicláveis e rejeitos domésticos), seu destino será o lixão ou o aterro sanitário.

Os resíduos orgânicos adequadamente separados são tratados através da compostagem, processo biológico que, sob condições controladas, transforma este material em adubo orgânico de alta qualidade.

Esse fertilizante possui um bom valor comercial e é de fundamental importância para a produção de alimentos saudáveis, contribuindo, em muito, na recuperação de solos e áreas degradadas, ou seja, trazendo somente benefícios ao meio ambiente.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 10-02-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.