Centro de Produções Técnicas


Contaminação da água por microplásticos

Contaminação da água por microplásticos é identificada em países dos cinco continentes

Contaminação da água por microplásticos

Microplásticos são plásticos microscópicos, não visíveis a olho nu. Atualmente, essas partículas têm sido encontradas não apenas na água dos oceanos como também na água potável em nível mundial. Segundo pesquisa da Orb Media, mais de 150 amostras de água da torneira foram coletadas – destas, 83% apresentaram fibras de plástico. Ou seja, milhões de pessoas no mundo têm ingerido água com plásticos minúsculos.

Participaram do estudo países dos cinco continentes. A descoberta é um alerta mundial a respeito da poluição desenfreada à qual nosso Planeta se vê submetido. Além de contaminarem as águas do oceano e as fontes de água potável, os microplásticos poluem o ar e o solo, o que agrava ainda mais a situação no cenário mundial. Afinal, bilhões de pessoas dependem da água para sobreviver.

Nem mesmo comida para bebê, pão e água engarrafada escaparam do poder contaminante dos microplásticos. O maior agravante é que ainda não foram descobertos os mecanismos que promovem essa contaminação. Entretanto, alguns especialistas sugerem estofamentos, tapetes e roupas sintéticas como principais fontes. Ao serem ingeridos, os plásticos invisíveis podem ser um veículo de transporte de toxinas ao corpo humano.

De acordo com Richard Tompson, renomado pesquisador da Universidade de Plymouth, estudos comprovaram a liberação de produtos químicos no intestino de cobaias que consumiram fibras plásticas. Portanto, “se eles causam impacto negativo nos animais, como estamos certos de que eles não nos impactarão de alguma forma?”, completa Sherri Mason, pioneira da pesquisa sobre microplásticos da Orb Media.

Já Lincoln Fok, cientista ambiental da Universidade de Hong Kong, afirma que a pesquisa em torno dos microplásticos tem um longo caminho a percorrer antes de obter resultados consistentes. É importante destacar que as fibras de plástico foram encontradas na água da torneira de países ricos e pobres. Na Europa, por exemplo, os microplásticos são onipresentes (72%), assim como na Uganda (81%).

Fonte: UOL Notícias.

Confira o artigo “Água de poço com excesso de ferro – saiba o que fazer” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Curso Tratamento de Água no Meio Rural, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente, elaborado por Francisco Cecílio Viana, um dos maiores especialistas na área.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário