Brasil adota sistemas sustentáveis de produção na agropecuária

Brasil adota sistemas sustentáveis de produção na agropecuária. O emprego da tecnologia - primando pela sustentabilidade, traz excelentes resultados não só aos agricultores e pecuaristas como também ao meio ambiente.

O Brasil passou a adotar sistemas sustentáveis de produção na agropecuária, tendo em vista os impactos da ação do homem no meio ambiente

Brasil adota sistemas sustentáveis de produção na agropecuária

Com o passar dos anos e a adoção de novas tecnologias na agricultura e na pecuária, o Brasil passou a adotar sistemas sustentáveis de produção na agropecuária. Informações recentes divulgadas pela Embrapa Meio Ambiente afirmam que, nos últimos anos, muitos produtores brasileiros decidiram implantar em suas propriedades o sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), pois viram seus inúmeros benefícios.

"Eucalipto, milho ou feijão e pastagem podem ser cultivados em consórcio, em uma dinâmica sinergia - que resulta em maior eficiência, mais rentabilidade e menores impactos ambientais. Ou seja, maior sustentabilidade para as atividades da propriedade rural", afirmam Lino Roberto Ferreira e Silvio Nolasco de Oliveira Neto, professores do Curso a Distância CPT de Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, disponível .

O emprego da tecnologia - primando pela sustentabilidade, traz excelentes resultados não só aos agricultores e pecuaristas como também ao meio ambiente. É preocupante o que vem ocorrendo com o clima do planeta. Não é coincidência que as mudanças climáticas têm sido o tema principal do setor de agronegócios. Isso porque as drásticas alterações no clima causam impacto direto nos sistemas de produção agropecuária.

É importante aumentar a eficiência da produção agrícola e pecuária, mas sem causar danos ao planeta. Para isso, é preciso que os países se esforcem no cumprimento de metas que visem à sustentabilidade na produção agropecuária. Este foi um compromisso assumido pelo Brasil na COP-15 e na COP-21. O acordo passou a fazer parte da Política Nacional sobre Mudanças no Clima e prevê uma redução de 36,1% a 38,9% da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera até 2020.

Enfim, devemos dar prioridade ao uso de recursos naturais renováveis disponíveis - assim como adotar tecnologias que foquem na conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Felizmente, o Brasil conta com várias alternativas, muitas delas já adotadas por produtores rurais em todo território nacional - como a agricultura orgânica, a produção integrada agropecuária, a aquicultura, a aquaponia, a produção agroflorestal e a integração lavoura-pecuária-floresta.

A sustentabilidade na produção agropecuária vai ainda mais além, no tratamento de resíduos animais, no plantio direto, na recuperação de pastagens degradadas, na agrobiodiversidade, na agroecologia, na fixação biológica de nitrogênio, no correto manejo da água e dos solos, na boa gestão ambiental e territorial, na agricultura familiar e na agroenergia.

Fontes: Iepec e Canal Rural.

Andréa Oliveira 01-12-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.