Centro de Produções Técnicas


Bertalha – planta medicinal de uso culinário

A bertalha é uma planta medicinal muito nutritiva e saudável para o organismo humano

Bertalha – planta medicinal de uso culinário

Conhecida como espinafre-indiano, a bertalha (Basella alba L.) é uma planta medicinal de uso culinário. Em alguns lugares, ela também é utilizada como planta ornamental, pois trata-se de uma bela trepadeira, para ornamentar muros, paredes ou vigas. Assim que chegou ao Brasil, essa bela planta indiana conquistou o paladar dos brasileiros, mais especificamente os habitantes do Nordeste e do Norte do país. Essa deliciosa iguaria pode ser preparada em saladas, sopas, tortas, omeletes e refogados.

Composta por folhas e caules suculentos e saborosos, a bertalha é muito nutritiva e saudável para o organismo humano. Ela possui ação emoliente (controla a umidade da camada externa da pele), além de ser adstringente (regula a oleosidade da pele). Sem falar que é considerada uma planta afrodisíaca (favorável a libido), bem como antioxidante (combate os radicais livres). Portanto, incluí-la na dieta favorece a saúde e o bem-estar do indivíduo.

A bertalha deve compor o seu cardápio, pois é rica em fibras e proteínas, além dos minerais ferro, fósforo, cálcio, potássio, cobre, manganês, zinco e magnésio. Não podemos nos esquecer das vitaminas A, B2, B5, B6 e C. Mas é importante consumi-la com moderação. Isso porque a planta possui ácido oxálico, tóxico ao organismo.

O preparo de receitas com bertalha deve ser feito preferencialmente quando a planta for colhida, pois ela se estraga com facilidade. Entretanto, ela pode ser conservada em geladeira por cerca de dois dias em saco hermeticamente fechado.

Que tal aprender a fazer bertalha refogada? Vamos ao passo a passo da receita?

Ingredientes:

->2 maços de bertalha fresca;
->100 g de bacon picadinho;
->5 dentes de alho amassados;
->2 cebolas médias fatiadas;
->Pimenta-do-reino a gosto;
->Cheiro verde a gosto
->Sal a gosto;
->Azeite de oliva extravirgem.

Modo de preparo:

Deixe a bertalha de molho em solução de hoplocorito de sódio por 15 minutos. Enxágue com água em abundância. Seque bem as folhas e os talos da planta. Corte em pedaços pequenos e reserve. À parte, frite o bacon picadinho em um pouco de azeite. Retire o excesso de gordura. Adicione o alho e a cebola. Quando dourar, acrescente a bertalha. Refogue bem. Junte a pimenta-do-reino e o sal. Desligue o fogo. Adicione o cheiro verde picadinho. Sirva em seguida.

Fonte: Mundo Boa Forma (com adaptações).

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Plantas Medicinais.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário