Centro de Produções Técnicas


Agricultores familiares aumentam rentabilidade com assistência técnica

Com a ajuda da Assistência Técnica e Extensão Rural, os agricultores familiares aumentam a rentabilidade dos negócios

Agricultores familiares aumentam rentabilidade com assistência técnica

Há tempos, muitos agricultores familiares reconhecem o valor da assistência técnica para a produção. Com a ajuda da Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, eles aumentam a produtividade das lavouras, assim como a rentabilidade dos negócios. Segundo José Ricardo Roseno, secretário da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, graças ao suporte técnico de especialistas, o produtor rural melhora a renda familiar e a qualidade de vida.

Na verdade, a rentabilidade da produção aumenta em até quatro vezes quando comparada a dos agricultores familiares sem suporte técnico. “Sem sombra de dúvidas, a extensão rural potencializa os resultados da agricultura familiar. Quando a Ater assiste o produtor familiar, expandem-se os horizontes ambientais, sociais, educacionais e organizacionais”, afirma Éverton Augusto Paiva Ferreira, subsecretário de Agricultura Familiar do Sead.

De acordo com Fábio Roberto Teixeira Costa, extensionista da Emater/DF – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, o profissional de Ater contempla a família rural em sua plenitude, desde o aspecto social até o econômico. O objetivo principal da assistência técnica oferecida ao agricultor familiar é guiá-lo em direção a um caminho onde seja capaz de aproveitar, ao máximo, o que possui.

Foi o que aconteceu com Maria das Dores de Morais Silva, agricultora familiar. Junto a 56 agricultoras, elas formaram a agroindústria da Associação das Flores do P.A Contagem. Desde o início, tiveram pleno suporte na produção e na administração do empreendimento. Hoje, elas cultivam milho, batata doce, abóbora, banana e mandioca, além de produzirem bolos, pães e biscoitos na panificadora localizada em uma zona rural a 40km de Brasília/DF.

“Além de oferecer assistência no plantio e na administração da agroindústria, a Ater aumenta as perspectivas de crescimento pessoal”, afirma Maria das Dores. Atualmente, a padaria da associação atende a uma demanda semanal de 600kg de bolo de cenoura para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Continuamente, os técnicos oferecem suporte tanto no manejo das culturas, como nos balanços da produção.

Fonte: Agrolink.

Confira o artigo “Programa da Sead beneficia agricultores familiares” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Agricultura.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário