Passo a passo para defumar salmão em casa

Passo a passo para defumar salmão em casa. o processo de defumação retira o excesso de umidade da carne e reduz a atividade dos microrganismos.

O salmão é um peixe versátil e de sabor inigualável - presente na culinária mundial, mais especificamente na cozinha japonesa

Passo a passo para defumar salmão em casa

O salmão é um peixe versátil e de sabor inigualável - presente na culinária mundial, mais especificamente na cozinha japonesa. Grelhado, frito, assado, cru ou defumado - esse saudável peixe é rico em ômega-3, ácidos graxos, vitaminas do Complexo B, vitaminas A, C e D, além dos minerais Cálcio, Ferro, Magnésio e Potássio. Portanto, ele é um alimento com alto valor nutritivo, essencial para a manutenção da boa saúde do organismo.

Que tal aprender a fazer salmão defumado em casa? Vamos ao passo a passo do preparo?

Passo 1: Escolha dos ingredientes

->1000 g de salmão fresco;->600 g de sal grosso (triturado);->300 g de açúcar;->Ervas finas (a gosto);->Verbena citronnele (a gosto);->Pimenta-do-reino (a gosto);->Gengibre (a gosto);->50 ml de vinho branco seco;->Raspas de limão (a gosto).

Passo 2: Cura do salmão

Misture o sal ao açúcar e passe nos dois lados da carne. Adicione a pimenta-do-reino, o gengibre, o zest de limão (raspas) e, por fim, o vinho. Reserve as ervas finas e a verbena (utilizadas na defumação). Espalhe bem em todo o peixe e coloque em vasilha hermeticamente fechada. Leve à geladeira para curar. Quanto mais tempo na cura, mais água o salmão perde e mais sequinho o peixe fica. Em geral, dois dias na geladeira já são o bastante.

Passo 3: Lavagem do peixe

Após terminado o tempo de cura da carne, retire o peixe da geladeira e escorra o excesso de líquido. Lave o salmão em água corrente e enxugue-o em papel-toalha para que não fique resquício de água. Nessa etapa, o peixe já está pronto para ser servido - só que não defumado. Para a defumação, vamos ao passo seguinte.

Passo 4: Defumação da carne

Use uma panela com grade e tampa - pode ser as que são usadas para fazer carnes e legumes no vapor. Coloque a panela em fogo alto e deixe esquentar bem. Jogue as ervas finas e a verbena - assim que sair fumaça, desligue o fogo. Coloque o salmão na grelha e tampe. Deixe uns 30 minutos na fumaça. Repita o processo, pelo menos, 3 vezes, para defumar bem a carne. Além de ganhar sabor bem característico da fumaça de ervas, a defumação conserva a carne do salmão.

Segundo Newton de Alencar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Defumados, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, o processo de defumação retira o excesso de umidade da carne e reduz a atividade dos microrganismos, aumentando o seu período de conservação.

Fonte: Gourmet Glutão.

Andréa Oliveira 06-10-2016 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Paulo Henrique garcia Coutinho

05-11-2019

Gostaria de saber quantos dias, numa defumação lenta posso manter o salmão? Se após o processo de cura, a conservação da peça resiste por quantos dias? Outra coisa, a cura é feita na geladeira, a defumação é feita no "calor", a peça após a defumação pode retornar a geladeira?

Resposta do Indústria Rural

06-11-2019

Olá, Paulo Henrique

Como vai?

O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Produção de Defumados que ao adquiri-lo você terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área.

Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-processamentodecarne-comomontar/producao-de-defumados e confira as informações contidas no curso.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso em questão.

Atenciosamente,

Erika Lopes