Cordeiro salineiro produz carne especial e saborosa

Cordeiro salineiro produz carne especial e saborosa. Alguns desses ovinos pertencem à raça Texel e são criados no Rio Grande do Sul, na região litorânea.

O cordeiro salineiro pasta em locais com vegetação nativa - que contém um bom teor de sal graças à maresia

Cordeiro salineiro produz carne especial e saborosa

O ovino conhecido como "cordeiro salineiro" recebeu esse nome por ser criado nas pastagens salgadas, próximas ao litoral gaúcho. Como a maresia penetra nas forrageiras que servem de alimento para o salineiro, sua carne ganha maciez e sabor, pois praticamente é temperada pelo sal marinho.

Alguns desses ovinos pertencem à raça Texel e são criados no Rio Grande do Sul, na região litorânea. O plantel pasta em locais com vegetação nativa - que contém teor natural de sal. Como resultado, o cordeiro sob esse sistema de criação produz uma carne especial, que torna as receitas muito mais saborosas.

Segundo o ovinocultor Land Linhares, seus ovinos de corte são criados em clima litorâneo, com temperaturas amenas e vegetação salinizada. Com isso, o teor de gordura na carcaça diminui, mas como é distribuída uniformemente, a carne torna-se mais leve e macia.

Os salineiros do Sul já atingiram o padrão dos criados na Europa (França - Normandia), conhecidos como pré-salé, ou pré-salgado (português). A carne de ambos os cordeiros (Brasil e França) possuem características similares e são de excelente qualidade.

Entretanto, para garantir pratos com sabor indescritível e extremamente saborosos, alguns cuidados devem ser tomados:

->O cordeiro salineiro deve ser abatido de véspera (sugerimos os cortes "paleta" e "carré").

->A carne deve ser submetida à temperatura ambiente antes de ser assada - apenas com sal grosso e gotas de limão.

->O tempo gasto para assar a carne gira em torno de 1 a 2 horas. Depende muito do gosto de quem irá saborear essa deliciosa iguaria.

->Os gaúchos usam como acompanhamento geleias de pimenta ou gengibre, além de arroz, farofa e mandioca. Todos harmonizam muito bem com a carne de cordeiro salineiro.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 07-04-2016 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.